Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Missão, Visão e Valores
Início do conteúdo da página

Missão

Conforme a RICA 21-183 de 2012, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, Organização do Comando da Aeronáutica, tem por finalidade gerenciar os sistemas e serviços de tecnologia da informação, sob sua responsabilidade, a fim de manter a disponibilidade, a confiabilidade e a integridade das informações.
 
Atribuições

Conforme a NSCA 7-6 de 2016, Diretrizes Específicas para os Centros de Computação da Aeronáutica, as atribuições do CCA-SJ são:

  1.     Assessorar as unidades de Força Aérea nos processos de análise do negócio dos projetos de Aplicativos de TI operacionais, de interesse da Força Aérea Brasileira.
  2.     Atuar como órgão desenvolvedor e operador dos projetos e aplicativos de TI designados.
  3.     Gerenciar a integração, interoperabilidade e independência funcional dos diversos aplicativos sob sua responsabilidade, no âmbito da FAB e, em coordenação com o CCA-RJ, no âmbito do COMAER.
  4.     Gerenciar a especificação, contratação, acompanhamento, testagem e recebimento do desenvolvimento terceirizado dos aplicativos de TI operacionais, de interesse da FAB.
  5.     Assessorar as OM do COMAER no processo de migração para ambiente de software livre, segundo diretrizes do Órgão Central do STI e do Centro de Excelência de software Livre.
  6.     Prover a manutenção e o apoio aos sistemas legados, sob sua responsabilidade, até que os mesmos sejam homologados e sejam incorporados a um Sistema corporativo e/ou sejam transferidos para o CCA-RJ.
  7.     Complementar a atuação do CCA-RJ nos exercícios militares desdobrados, operações e grandes eventos por meio da implementação de sistemas e simulação sob responsabilidade do CCA-SJ.
  8.     Gerenciar a especificação, contratação, acompanhamento, testagem e recebimento do desenvolvimento terceirizado das aplicações de treinamento simulado de aeronaves, veículos, armamentos e equipamentos no âmbito do COMAER, bem como de estações de planejamento e debriefing operacionais de interesse da FAB.
  9.     Desenvolver e implantar cenários sintéticos, funções simuladas e entidades com inteligência artificial para uso nos simuladores de interesse do COMAER.
  10.     Analisar e implementar soluções de interoperabilidade entre os simuladores e aplicações de treinamento simulado de interesse do COMAER.
  11.     Prestar assessoria técnica e logística às Organizações do COMAER nos assuntos relacionados à operacionalidade das aplicações de treinamento simulado e das estações de planejamento e debriefing operacional.
  12.     Possibilitar a integração tecnológica e o intercâmbio de conhecimentos com o MD, EB, MB, PF e demais agências necessárias à Defesa do Brasil na área de Aplicações de TI e Simuladores.
  13.     Pesquisar tecnologias e aplicativos relacionados aos softwares e à infraestrutura do CCA-SJ que garantam graus de disponibilidade, confiabilidade e integridade adequados à sensibilidade e importância das Aplicações de TI e Simuladores sob sua responsabilidade.
  14.     Garantir a segurança dos dados técnicos e operacionais produzidos no desenvolvimento dos projetos de TI operacionais e aplicações de treinamento simulado de sua responsabilidade, em coordenação com o CCA-BR.
  15.     Estudar, desenvolver e implantar processos de garantia da informação que minimizem os riscos e assegurem a continuidade da operação dos Sistemas de TI operacionais e de Simulação, sob a responsabilidade do CCA-SJ.
  16.     Assessorar o COMAER em todas as fases do processo de especificação e aquisição de soluções de simulação do interesse do Comando.
  17.     Assessorar o Órgão Central na homologação de projetos de TI operacionais e aplicações de treinamento simulado desenvolvidos ou contratados pelo COMAER.
  18.     Realizar as Visitas de Assessoria de TI de Simulação (VATI-SIM).
Fim do conteúdo da página