Missão
Conforme a RICA 21-183 de 2012, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, Organização do Comando da Aeronáutica, tem por finalidade gerenciar os sistemas e serviços de tecnologia da informação, sob sua responsabilidade, a fim de manter a disponibilidade, a confiabilidade e a integridade das informações.
Atribuições
Conforme a NSCA 7-6 de 2016, Diretrizes Específicas para os Centros de Computação da Aeronáutica, as atribuições do CCA-SJ são:
- Assessorar as unidades de Força Aérea nos processos de análise do negócio dos projetos de Aplicativos de TI operacionais, de interesse da Força Aérea Brasileira.
- Atuar como órgão desenvolvedor e operador dos projetos e aplicativos de TI designados.
- Gerenciar a integração, interoperabilidade e independência funcional dos diversos aplicativos sob sua responsabilidade, no âmbito da FAB e, em coordenação com o CCA-RJ, no âmbito do COMAER.
- Gerenciar a especificação, contratação, acompanhamento, testagem e recebimento do desenvolvimento terceirizado dos aplicativos de TI operacionais, de interesse da FAB.
- Assessorar as OM do COMAER no processo de migração para ambiente de software livre, segundo diretrizes do Órgão Central do STI e do Centro de Excelência de software Livre.
- Prover a manutenção e o apoio aos sistemas legados, sob sua responsabilidade, até que os mesmos sejam homologados e sejam incorporados a um Sistema corporativo e/ou sejam transferidos para o CCA-RJ.
- Complementar a atuação do CCA-RJ nos exercícios militares desdobrados, operações e grandes eventos por meio da implementação de sistemas e simulação sob responsabilidade do CCA-SJ.
- Gerenciar a especificação, contratação, acompanhamento, testagem e recebimento do desenvolvimento terceirizado das aplicações de treinamento simulado de aeronaves, veículos, armamentos e equipamentos no âmbito do COMAER, bem como de estações de planejamento e debriefing operacionais de interesse da FAB.
- Desenvolver e implantar cenários sintéticos, funções simuladas e entidades com inteligência artificial para uso nos simuladores de interesse do COMAER.
- Analisar e implementar soluções de interoperabilidade entre os simuladores e aplicações de treinamento simulado de interesse do COMAER.
- Prestar assessoria técnica e logística às Organizações do COMAER nos assuntos relacionados à operacionalidade das aplicações de treinamento simulado e das estações de planejamento e debriefing operacional.
- Possibilitar a integração tecnológica e o intercâmbio de conhecimentos com o MD, EB, MB, PF e demais agências necessárias à Defesa do Brasil na área de Aplicações de TI e Simuladores.
- Pesquisar tecnologias e aplicativos relacionados aos softwares e à infraestrutura do CCA-SJ que garantam graus de disponibilidade, confiabilidade e integridade adequados à sensibilidade e importância das Aplicações de TI e Simuladores sob sua responsabilidade.
- Garantir a segurança dos dados técnicos e operacionais produzidos no desenvolvimento dos projetos de TI operacionais e aplicações de treinamento simulado de sua responsabilidade, em coordenação com o CCA-BR.
- Estudar, desenvolver e implantar processos de garantia da informação que minimizem os riscos e assegurem a continuidade da operação dos Sistemas de TI operacionais e de Simulação, sob a responsabilidade do CCA-SJ.
- Assessorar o COMAER em todas as fases do processo de especificação e aquisição de soluções de simulação do interesse do Comando.
- Assessorar o Órgão Central na homologação de projetos de TI operacionais e aplicações de treinamento simulado desenvolvidos ou contratados pelo COMAER.
- Realizar as Visitas de Assessoria de TI de Simulação (VATI-SIM).
Redes Sociais