Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

logo marte2

Sistema Marte

É uma suíte de software de apoio a aplicação de jogos de guerra, que permite aumento significativo de efetividade no ensino e na prática do Processo de Planejamento do Comando (PPC) do COMAER, aplicado a problemas operacionais, de acordo com os princípios doutrinários vigentes.

O Projeto é composto de 5 (cinco) sistemas que, funcionando de modo integrado, proporcionam a execução de todos os planos de ação que são executados em tempo de beligerância visando o emprego operacional isolado ou combinado da Força Aérea Brasileira. Estes sistemas são CENÁRIO, POMA-EMO, POMA-COAT, MAQSIM e PORTAL DE RESULTADOS:

Cenário:

Ambiente virtual que contém os recursos disponíveis utilizados durante o jogo de guerra (aeródromos, Unidades Aéreas, aeronaves, tropas, embarcações, instalações militares, portuárias e outras, radares etc.). Quase a totalidade dos objetos do Cenário são georreferenciados, isto é, possuem uma localização espacial. O cadastro permite incluir bases aéreas e suas Unidades Aéreas, diferentes tipos de aeronaves e suas características, ativos físicos diversos utilizados no Jogo, tais como armamentos, depósitos, alvos, instalações industriais, paióis, radares, COPM, dentre outros. Praticamente, todos os objetos existentes em uma situação real de emprego de uma força armada podem ser incluídos.

A função básica do Cenário é preparar o ambiente do jogo, isto é, transferir para um ambiente virtual os objetos apresentados no exercício. Em um segundo momento, o mesmo é utilizado como ferramenta de versionamento e backup dos estados do cenário durante os ciclos de simulação. Além do mais, esse sistema, também oferece a um participante de um partido, um módulo de requisições e desdobramentos logísticos.


Poma-Emo:


Desenvolvido com especificações do COMGAR, a ferramenta integra o trabalho da Divisão de Planejamento (DivPlan) do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA) na elaboração e revisão de uma Diretriz de Operações Aéreas, conforme princípios doutrinários vigentes no COMAER.

É um sistema que ordena informações entre o nível operacional e o nível tático, permitindo fluidez nas ordens. Além disso, permite cálculos que orientam a repartição de meios (apportionment) deliberada no Comando Conjunto. A partir de parâmetros de planejamento e da estratégia definida para a fase, orienta o trabalho da Divisão de Programação (DivProg) do CCOA para uma melhor alocação de recursos (allotment). Permite o trabalho simultâneo da DivPlan, gerando uma DOA que contemple informações úteis, integradas e dirigidas ao planejamento das operações aéreas, que se realizarão 48 horas após sua expedição. Incorpora regras de engajamento e a Lista Integrada e Priorizada de Alvos (LIPA – recebida do CCj, na OCoord), com o status dos alvos selecionados.

Poma-Coat:


Sistema que permite o cadastramento das Ações de Força Aérea planejadas na DivProg, decorrentes das orientações contidas numa DOA. É utilizado nas operações e exercícios nos quais tomam parte Unidades Aéreas.

Permite o trabalho simultâneo dos TASKERS (responsáveis pela inserção dos elementos essenciais de uma Ação de Força Aérea – isolada ou composta) que redundarão em Ordens de Tarefa Aérea (OTA) diárias. Estas seguirão para as Unidades Aéreas, que elaborarão seus respectivos planejamentos de Ação.

A ferramenta permite uma visualização gráfica (gráfico de GANTT do PDiOA) e na forma de animação (vídeo) de todo o planejamento cadastrado para o período da OTA. É utilizado como ferramenta de desconflito entre as diversas Ações planejadas. O vídeo oferece uma razoável visualização da concepção de emprego do poder aéreo para o período considerado, sendo utilizado como base para a avaliação doutrinária.

Durante um jogo de guerra, o Poma-Coat é utilizado para viabilizar o planejamento dos voos que gerarão as interações da força aérea. Por se tratar de processo tático não pertinente ao trabalho de estado-maior, a utilização dessa ferramenta é simplificada ao máximo.

Maqsim:


É o núcleo de execução das interações de combate nos jogos de guerra. Executa a simulação construída através dos dados de planejamento oriundos do Poma-Coat. É composta de algoritmos, em sua maioria estocásticos, que transformam os planejamentos em equações matemáticas e lógica de programação que permitem que todos os objetos oriundos do Cenário executem um comportamento específico e, interagindo uns com os outros, promovam a simulação de uma operação real de beligerância.

A versão mais atual constitui uma excepcional ferramenta de crítica das ações planejadas, já que permitia análises passo-a-passo das ações dos partidos. É possível reproduzir cada evento de interação em registros ao longo da linha de tempo e em animações reproduzidas através de uma integração com o software Google Earth.

O controle da máquina permite a configuração de parâmetros de simulação que condicionam os resultados. Além disso, existe a possibilidade de alteração dos mesmos, por meio de vetos, com e sem a necessidade de ressimulação.

Portal de Resultados:


Sistema que apresenta os resultados do processamento da Máquina de Simulação (MaqSim) em forma de relatórios em um portal web que pode ser visualizado em um browser.

O Portal disponibiliza uma série de informações resultantes de cada simulação validada pela máquina. Pode ser acessado por cada partido isoladamente e pelo GRUCON. Este dispõe de informações comparativas entre os partidos, permitindo um maior controle e consciência situacional sobre o jogo e as ações dos Alunos.

Fim do conteúdo da página