e-HOPE: FAB dá mais um passo rumo à transformação digital
Nova ferramenta integra e moderniza o gerenciamento do Histórico Operacional de Equipagem
O Sistema de Tecnologia da Informação do Comando da Aeronáutica (STI) entrega, oficialmente, o e-HOPE, a nova plataforma digital desenvolvida para modernizar a gestão do Histórico Operacional de Equipagem (HOPE), desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), em parceria com o Comando de Preparo (COMPREP) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP).
O e-HOPE traz mais eficiência, rastreabilidade e segurança à gestão das fichas de voo e histórico dos aeronavegantes. Tal ferramenta é parte das melhorias implementadas para apoiar o Sistema de Análise e Gerenciamento de Missões (SAGEM) e marca um avanço significativo na informatização dos processos relacionados ao preparo operacional da Força Aérea.
Legenda: Tela inicial do sistema e-HOPE.
Destaques da nova plataforma:
-
Visualização centralizada das fichas HOPE;
-
Controle de envio e recebimento de históricos;
-
Interface intuitiva com filtros por SARAM;
-
Upload e download únicos para evitar duplicidades;
-
Maior governança da informação.
Legenda: Tela principal do sistema e-HOPE, com visualização dos registros por SARAM.
Modernização contínua impulsiona o preparo operacional
Com o e-HOPE, o registro das experiências e certificações dos aeronavegantes, que anteriormente utilizava documentos físicos e processos manuais, passam a ser tramitadas de forma totalmente digital, fortalecendo a governança de dados, a tomada de decisão e o planejamento estratégico de pessoal no âmbito da FAB.
Alinhado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2024-2027), o projeto representa um marco na digitalização do preparo operacional, sendo conduzido sob metodologia ágil, com entregas validadas ao longo do desenvolvimento de um total de 12 melhorias e funcionalidades solicitadas pelo COMPREP para o SAGEM. Os aprimoramentos foram realizados sem custos adicionais, utilizando exclusivamente recursos internos do CCA-SJ.
Benefícios consolidados:
-
Planejamento de longo prazo mais preciso;
-
Acesso centralizado às fichas HOPE pelo COMPREP;
-
Possibilidade de integração com os demais sistemas da suíte C2 (DEA 2, HÉRCULES 2, C2 Central);
-
Aumento da eficiência no gerenciamento da capacitação.
Legenda: Documento HOPE em formato eletrônico com certificação digital.
A consolidação do e-HOPE reafirma o compromisso do STI com a excelência operacional e a modernização constante de seus sistemas.
Para mais informações:
Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica
Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos
📧 ccasj@fab.mil.br
Redes Sociais