No dia 20 de fevereiro de 2025, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) recebeu a Visita de Assessoria Técnica (VAT) da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em conformidade com seu cronograma anual.
Durante a visita, um dos temas em destaque foi a proteção da propriedade intelectual produzida no âmbito da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Nesse contexto, a equipe da CGI parabenizou o CCA-SJ pelo primeiro Registro de Programa de Computador (RPC) na história do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), um marco significativo na proteção das ferramentas de software desenvolvidas na Força Aérea Brasileira (FAB). Os programas de computador são ativos intangíveis que incorporam conhecimento técnico e experiência dos profissionais da Organização, e seu registro é realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
No âmbito dos projetos estratégicos, a CGI forneceu importantes diretrizes sobre a estruturação e tramitação do processo referente ao Projeto de Implantação do Primeiro Laboratório de Inteligência Artificial do Comando da Aeronáutica para Inovação dos Sistemas de Gestão Logística e Documental da Força Aérea com Inteligência Artificial (SILOMS e SIGADAER 7) – ILOG-IA, que será submetido para análise da CGI e Consultoria Jurídica da União (CJU) nos próximos dias.
O projeto de implantação do Laboratório de IA tem como objetivo otimizar sistemas logísticos e administrativos fundamentais para a gestão da FAB, incluindo o Sistema Integrado de Logística de Material e de Serviços (SILOMS) e o Sistema de Gestão Administrativa da Aeronáutica (SIGADAER). As soluções de Inteligência Artificial serão aplicadas em diversas áreas, como:
-
Tomada de decisões: A IA permitirá o processamento de grandes volumes de dados em tempo real, proporcionando decisões mais rápidas e precisas, essenciais para missões complexas e operações de combate.
-
Simulações de combate: O uso de IA em simulações possibilitará o treinamento de pilotos e equipes em ambientes controlados, promovendo economia de recursos e redução da emissão de carbono.
-
Manutenção de aeronaves: A tecnologia contribuirá para o monitoramento do desempenho das aeronaves, previsão de falhas e otimização de custos e prazos de manutenção, aumentando a disponibilidade da frota.
-
Otimização logística: Algoritmos de IA aprimorarão o planejamento de rotas e a gestão de suprimentos, garantindo maior eficiência no suporte às missões aéreas.
Na sequência, foi realizado o protocolo de Gestão da Inovação, prática tradicionalmente aplicada a todas as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) do Comando da Aeronáutica (COMAER). A grande novidade deste ano foi a introdução do protocolo de Gestão do Conhecimento, com o objetivo de alinhar as práticas das ICT do COMAER às diretrizes estabelecidas pelo DCTA.
Ao fim das atividades, o Chefe do CCA-SJ, Cel Av Rodrigo Freire, expressou seu agradecimento aos participantes e ressaltou a importância da visita para o fortalecimento do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER). Ele também destacou o papel fundamental do CCA-SJ como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) vinculada à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Fonte: Mj Eng Cunha - CCA-SJ
Redes Sociais