Nos dias 16 e 17 de maio, Florianópolis foi palco da Edição Especial da SC Expo Defense - Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O evento reuniu especialistas e profissionais do setor de segurança e defesa para discutir as mais recentes tendências e inovações tecnológicas, oferecendo uma plataforma para a troca de experiências e a promoção de cooperação entre a base industrial de defesa e as Forças Armadas.
A solenidade de abertura contou com a presença de representantes das Forças Armadas, do governo de Santa Catarina e de empresários do setor. Entre os presentes, destacaram-se o Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, e o Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Ambos reforçaram a importância do evento para a integração e desenvolvimento da indústria de defesa nacional.
No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), diversos projetos inovadores foram apresentados, dentre eles, o Simulador de Realidade Virtual da Aeronave A-29, desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), que foi um dos maiores destaques do evento, provendo aos participantes da Feira a experiência aproximada de voar uma aeronave de caça da FAB.
Durante a Feira, o Major-Brigadeiro do Ar Malta experimentou o simulador de voo do A-29, que reflete tecnologia e inovação aplicadas ao treinamento de pilotos de caça, garantindo que as tripulações possam realizar missões de combate aéreo com eficiência e segurança. Este tipo de tecnologia é crucial para o treinamento, permitindo missões de emprego ar-ar e ar-solo, interceptação e navegação à baixa altura.
A presença do CCA-SJ na feira sublinhou a relevância da tecnologia e inovação no treinamento militar. Atualmente, a FAB opera 20 simuladores de voo desenvolvidos pelo CCA-SJ, distribuídos em várias organizações militares, o que assegura um treinamento eficiente e com baixo custo para as tripulações de voo.
Redes Sociais