Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) é destaque no Concurso de Desenho e Redação da CGU, com prêmio na categoria Redação do 1º ano
A 12ª edição do Concurso de Desenho e Redação, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), teve como objetivo despertar nos estudantes, por meio de debate e desenvolvimento de trabalhos, a reflexão sobre o tema “Conversando a gente se entende”. Nessa perspectiva, foi possível abordar estratégias relacionadas à Comunicação Não Violenta, refletir sobre a importância do diálogo para a resolução de conflitos, do exercício da empatia e do respeito às diferenças, fomentando a formação educacional de indivíduos críticos, cientes de seus direitos e deveres na sociedade. Desta forma, em consonância com o que preconiza a CGU e a atuação do CBNB ao longo de mais de seis décadas, buscou-se incentivar a valorização da integridade, da honestidade, dos valores éticos e da cidadania, visando à formação de um cidadão pleno.
Cabe salientar que todo o processo citado acima teve início, após a divulgação do edital, com a atuação da Subdivisão Técnica de Planejamento e Avaliação do CBNB, que apresentou o edital às Representantes de Disciplinas (RD) de Artes e de Língua Portuguesa para que mobilizassem suas equipes em função da participação efetiva no concurso. Diante disso, o CBNB foi inscrito na categoria Desenho, com trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental I (Anos iniciais), e na categoria Redação, com textos desenvolvidos pelos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. Para concorrer, a instituição precisou fazer uma seleção interna, por banca especializada, dos trabalhos que mais se destacaram em cada série. Esse foi um projeto tecido por toda a equipe e pelos estudantes que, juntos e engajados, possibilitaram que esse evento se tornasse uma edificante jornada. Neste contexto, vale destacar que foram produzidos, em sala de aula, 174 desenhos e 547 redações, depois de aplicadas as técnicas de sensibilização e discussão sobre o tema.
Ademais, em relação ao processo de seleção dos textos, um dos pontos de relevância nesse processo foi o profissionalismo e a dedicação dos professores da equipe de Língua Portuguesa, que fizeram uma rigorosa pré-seleção das redações as quais seguiram para a comissão escolar final. Foram selecionados 5 textos, de cada ano, do Ensino Médio e 4, de cada ano, do Ensino Fundamental II, quantidade que levou em consideração o número de turmas. A Comissão final, sugerida pela Equipe de Língua Portuguesa, buscou integrar diferentes membros da Comunidade Escolar, a saber: o Diretor Geral do CBNB - Brigadeiro Saulo Valadares do Amaral; 1 especialista interno, Representante da Disciplina Língua Portuguesa e docente em turmas de Redação - Tenente Mirelle Matos; 1 especialista interno com destacado trabalho de letramento literário na instituição - professora Dina Maria Vieira Pinho; 1 especialista externo com publicações na área e docente aposentado do CBNB - professor Luiz Cláudio M. Santana e 1 Represente dos Responsáveis pelos alunos - Rosilene Martins Pereira Lima. A essa comissão foi dada a importante missão de analisar criteriosamente todos os textos pré-selecionados, conforme os critérios estabelecidos em edital pela CGU (pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho, clareza no desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical), com o propósito de escolher um texto de cada categoria para ser enviado ao órgão responsável pelo concurso.
É válido mencionar, também, que se trata de concurso de âmbito nacional, com a premiação de um trabalho por categoria, ou seja, apenas um ganhador por ano escolar. Ainda sobre o envolvimento e a participação no Concurso desta edição, segundo informações do site da CGU: “De acordo com as inscrições realizadas no sistema eletrônico, foram mais de 400 mil trabalhos produzidos pelos estudantes, dentre os quais foram selecionados, pelas respectivas escolas, mais de 8 mil trabalhos e enviados para concorrer nesta edição.” Neste sentido, observa-se a relevância do evento no cenário nacional e o elevado índice de concorrência entre os trabalhos inscritos.
Como resultado, o estado do Rio de Janeiro contou com duas escolas contempladas na modalidade Menção Honrosa e o CBNB foi o único Colégio ganhador na categoria de premiação, com a Redação da aluna Luma Barbosa Batista (1º ano do Ensino Médio), sob a orientação da professora Susana Elaine Fernandes de Araújo. Ambas receberam, cada uma, um Macbook como prêmio, no dia 13/02/2023, em cerimônia realizada pela CGU. Antes mesmo desse honroso resultado e da premiação oficial, o CBNB já havia promovido Formatura com entrega de medalhas aos alunos que se destacaram nesse concurso, a fim de incentivar a participação dos educandos em competições e desafios escolares inspiradores.
Redes Sociais