Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Aniversário CBNB 60 Anos
Início do conteúdo da página

 

                                                     PARABÉNS NEWTON BRAGA!!!!

  Mensagem da DIRENS pelo Aniversário do CBNB :                                               

            Há sessenta anos, na Ilha do Governador, criava-se uma estrutura de ensino que viria a se tornar uma referência no Estado do Rio de Janeiro, mérito de várias gerações de homens e mulheres entusiastas, que acreditavam na educação como instrumento transformador da sociedade.

            O então Ministério da Aeronáutica, na busca de uma educação de qualidade para educar e formar dependentes de militares e civis da Força Aérea, deu todo suporte à construção do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). No princípio, contou com três idealistas, Capitão Aviador Max Alvim, Capitão Murillo Wanderley e Sargento Agnaldo, que se empenharam na realização desse sonho.

            Mesmo com estrutura improvisada, no dia 4 de abril de 1960, o CBNB começou a funcionar dentro de um galpão. Começava ali uma jornada de muitos desafios e oportunidades. E para destacar a identidade desse projeto educacional, a FAB resolveu homenagear um dos pioneiros da aviação no Brasil e um dos criadores da SEMANA DA ASA, além de ser um aviador possuidor de uma vasta cultura aeronáutica e cultura geral, pois falava, fluentemente, o idioma alemão, francês, italiano, inglês e espanhol.

            O Colégio levou o nome do Brigadeiro Newton Braga, nascido em 07 de março de 1882, no Estado do Rio de Janeiro. Formado em 1908 na Escola Militar do Realengo na área de Artilharia e Engenharia. Muito jovem, acabou envolvendo-se com a aviação que acabara de ser aperfeiçoada por Santos Dumont, com a invenção do 14 BIS. Em 1926, participou da travessia épica do Atlântico Sul, integrando a tripulação do avião Jahú. Por isso, temos o Jahú no nosso escudo do CBNB.

            Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé. É com esse espírito que a Diretoria de Ensino da Aeronáutica cumprimenta os gestores de ontem e de hoje, assim como o corpo docente e o corpo técnico que sempre souberam manter o elevado padrão de ensino e aprendizagem do nosso querido CBNB. Com muita atenção e dedicação, os atuais integrantes do CBNB têm se empenhado na compreensão do verdadeiro sentido da nova Missão, Visão e Valores estabelecidos para a Instituição. 

            Cumprimento, ainda, os alunos que tão bem representam o Colégio, buscando com persistência o conhecimento para além de seus limites e possibilidades, destacando-se no cenário educacional de formação básica, assim como no campo profissional, nas mais diversas áreas, após terem se formado no CBNB. Todos carregam no coração a certeza de que as raízes da educação são amargas, mas o fruto é doce.

            Esta Diretoria, atuando como Órgão Central do Sistema de Ensino (SISTENS) da Força Aérea Brasileira, conhece perfeitamente a complexidade dos processos vividos pelo CBNB nos últimos anos, onde passou a ter uma gestão militar e uma subordinação administrativa e pedagógica à DIRENS. Foram mudanças estruturantes que tiveram como objetivo principal colocar o CBNB inserido no contexto da Lei de Ensino da Aeronáutica e do SISTENS, buscando especialmente uma padronização com as demais Escolas Assistenciais do COMAER. Grande desafio que vem sendo vencido com planejamento e continuada supervisão.

            Hoje, diante do enfrentamento do coronavírus (COVID-19), novos desafios nos foram impostos, sendo necessária uma provável transição de uma aprendizagem presencial para uma aprendizagem remota. Temos a plena confiança que esse momento será superado com a compreensão e engajamento de toda a comunidade escolar. Juntos somos mais fortes. A trilha traçada tem como maior objetivo a urgente aproximação do CBNB com os seus estimados alunos, por intermédio da implantação de consistentes processos de tecnologia da educação com o uso de plataformas digitais.

            Dessa forma, com renovado sentimento de orgulho, em nome de todos os integrantes da Diretoria de Ensino, parabenizo o CBNB pelos sessenta anos de existência na busca da excelência do ensino e por construir uma história de compromisso, tradição e referência na educação básica. Cumprimento também a Direção, docentes militares e civis, famílias, alunos e a todos que ajudaram a construir essa belíssima história do renomado Colégio Brigadeiro Newton Braga.

            Finalmente, faço votos de que o CBNB continue contribuindo com a formação integral, ética e moral das nossas crianças e jovens, pautada sempre nos princípios e valores cultivados no âmbito do Comando da Aeronáutica.

                                                                      

                                                                       Diretoria de Ensino da Aeronáutica

 

 Mensagem da Direção do CBNB :

     Hoje o nosso glorioso Colégio Brigadeiro Newton Braga completa 60 anos!

     Sessenta anos de dedicação ao Ensino. 

     Por aqui passaram milhares de alunos.

     Aqui se educaram cientistas e artistas, advogados e professores, médicos, políticos, militares, etc.

     Por aqui os jovens fizeram-se cidadãos livres e esclarecidos.

     São tantas histórias incríveis e maravilhosas que escrevem esses 60 anos que ficaríamos horas e horas contando todas as lembranças.

     Hoje não podemos comemorar juntos presencialmente, mas juntos de coração, com a certeza de que mesmo com todas as dificuldades venceremos todas as batalhas. Separados socialmente, vamos fazer um brinde, mesmo que virtual, ao nosso Querido Newton Braga. Instituição que desde muito tempo é uma referência de disciplina e educação na Ilha do Governador e na Força Aérea Brasileira.

     A Direção, nesta data, quer parabenizar o Colégio Brigadeiro Newton Braga pelo seu aniversário. Também queremos agradecer a todos aqueles que no dia a dia contribui com a elevação do seu nome, como nossos alunos e ex-alunos, professores ativos e aposentados, servidores civis, servidores terceirizados, pais e responsáveis, militares, a Diretoria de Ensino da Aeronáutica e principalmente a Força Aérea.

                          

                                                A Direção.

 

 

 

Fim do conteúdo da página