Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Coleta do Óleo Usado
Início do conteúdo da página

     

Projeto Coleta do Óleo Usado – Ano XI

     Desenvolvido e coordenado, desde março de 2012, pelo Professor de Química – MARCELO DELENA TRANCOSO – SO RF e por ALESSANDRA LEMOS DO NASCIMENTO, nossa ex-aluna, o Projeto Coleta do Óleo Usado – Ano XI, tem como objetivo principal, diminuir os danos ambientais causados pelo descarte de maneira errada do óleo usado para fritura. Após o uso, esse óleo, geralmente, é despejado nas pias das cozinhas o que além de causar entupimento nas tubulações e proliferação de animais, causa sérios danos ao meio ambiente.

     Visando atenuar problemas ambientais, o Projeto promove a coleta do óleo usado e transforma parte do óleo coletado em sabão em barra, sabão líquido e biodiesel e, outra parte, troca junto a uma cooperativa, por produtos de limpeza, que são empregados na manutenção do colégio.

     Ao longo desses anos, o Projeto coletou 3.436 litros de óleo usado; produziu 326 barras de sabão e recebeu 2.475 litros de produtos de limpeza na troca pelo óleo usado coletado.

    Além disso, participaram do Projeto 25 alunas do Ensino Médio. O Projeto foi publicado em jornais e revistas. Foi apresentado em 22 turmas do colégio e 45 eventos científicos, dentre feiras de ciências, encontros, simpósios, congressos e jornadas, tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados, e recebeu três premiações dentre esses eventos.

     Colaboram na realização do Projeto a também ex-aluna, LAILA QUARESMA FERREIRA, estudante de Farmácia da UFRJ e AMANDA OLIVEIRA DA SILVA RODRIGUES, aluna do segundo ano do Ensino Médio.

     Esse trabalho contribui em muito, para preservação do meio ambiente, mostrar a importância da reciclagem, dos cuidados com o meio ambiente e destacar a presença das ciências em nossas vidas, além de divulgar de forma positiva o nome do nosso colégio e da Força Aérea Brasileira.

View the embedded image gallery online at:
http://www2.fab.mil.br/cbnb/index.php/quimica#sigFreeIdb93e7ad378

Fim do conteúdo da página