O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS) celebra junto ao efetivo as realizações e conquistas de um dos maiores controles de aproximação do país.
Redação: Ten Chayanne - SCS/AFA
Revisão|Aprovação: Maj Av Bittencourt
Edição: SD H. Silva
Fotos: CB Mariscal
04/06/2025
Na última sexta-feira (30/05), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), localizado na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), no interior de São Paulo, celebrou seu 66º aniversário de atuação ininterrupta. Desde sua instalação, em 1959, o DTCEA-YS desempenha papel estratégico na vigilância e controle de uma área de aproximadamente 57 mil km², sendo responsável pela quinta maior Área de Controle de Aproximação (APP) do Brasil. Além disso, a unidade exerce função essencial na segurança operacional durante a formação dos Cadetes Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
A solenidade foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-YS e da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, que destacou a relevância da unidade para a missão da AFA, “é com grande satisfação que parabenizo o trabalho árduo e a qualificação dos integrantes do DTCEA-YS, que asseguram a excelência na gestão do quinto maior tráfego aéreo do país e desempenham papel essencial na formação dos nossos oficiais aviadores, garantindo a segurança de voo, especialmente para aqueles que estão aprendendo a voar.”.
O Comandante do DTCEA-YS, Major Aviador João Carlos Tabacow, também enalteceu o empenho e a dedicação do efetivo, “o trabalho aqui realizado pode ser resumido em duas palavras que definem nossa rotina: profissionalismo e comprometimento. Essas qualidades estão presentes em cada ação desempenhada – desde o corte de grama e a manutenção de sítios remotos, como em Araxá/MG, até grandes operações, como a recente participação no fluxo aéreo da Agrishow, em Ribeirão Preto. Durante o evento, 45 controladores atuaram por dia, com oito consoles do APP abertos simultaneamente, sem qualquer ocorrência de quebra de separação ou falha de coordenação. Um esforço silencioso, mas essencial para garantir a fluidez e a segurança do tráfego aéreo. Parabéns ao efetivo por mais essa missão cumprida com excelência. … Que os próximos anos sejam ainda de mais conquistas e realizações.”
A cerimônia contou com a participação de autoridades militares, Graduado Master, veteranos e convidados, que entoaram junto ao efetivo a canção do DTCEA-YS e prestigiaram a entrega de sete prêmios de honra ao mérito e três prêmios para os militares padrão. Entre os homenageados, destacou-se a Primeiro-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Jaqueline Sossolote Oliveira, agraciada com o prêmio de Controladora de Tráfego Padrão.
Segundo a 1S Jaqueline, supervisora do APP Academia, “receber esse reconhecimento é muito especial, principalmente por parte dos meus colegas, que convivem comigo diariamente e me veem como exemplo. Ressalto, porém, que o comprometimento de cada membro da equipe foi fundamental para esse resultado. Não teria alcançado esse êxito sem o apoio e dedicação de todos.”
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/743-dtcea-ys-celebra-66-anos-de-excelencia-operacional-na-terminal-academia#sigFreeIdb99f24ea03
Redes Sociais