Um momento marcante para a Academia e todos os Especialistas do efetivo.
Redação: Ten Chayanne
Edição: Ten Chayanne
Fotos: CB Mariscal e S2 Nicolas Ferreira
25/03/2025
Na manhã desta terça-feira (25/03), a Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga/SP, relembra e celebra, nesta mesma data, mas no ano de 1941, a época em que foram criadas a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e a AFA. Desde então, passaram-se 84 anos desde sua fundação, e hoje a Academia recepciona autoridades civis e militares, assim como todo o efetivo, para, neste ato solene, realizar a imposição de oito Medalhas Bartolomeu de Gusmão, 41 Medalhas Militares e dois títulos de Membro Honorário.
Segundo o Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, Comandante da AFA, “é um dia duplamente feliz para nós porque celebramos aqui especialmente aqueles que fazem girar a Força Aérea, a força motriz da nossa instituição, que são os especialistas, e também aqueles que construíram a história desta Academia em seus 84 anos. Portanto, todo nosso reconhecimento e a nossa mais profunda admiração ao legado daqueles que por aqui passaram, e, particularmente aos nossos especialistas da aeronáutica”.
Coroando este dia singular foram entregues aos militares que se destacaram no exercício de suas funções, a Medalha Bartolomeu de Gusmão que significa o reconhecimento de anos de dedicação, como comenta o Primeiro Sargento Especialista em Material Bélico Marcelo Gomes de Moraes, inspetor de material bélico no T-27, “todas as medalhas são importantes, mas essa se distingue por não ser pelo cumprimento de tempo, como no caso da Medalha Militar. Então, nos sentimos prestigiados pelo serviço prestado à Força Aérea, pois diariamente trabalhamos, muitas vezes em silêncio, e receber essa medalha hoje, no Dia do Especialista, tornou esse dia mais que especial”.
Além dele, 41 militares foram agraciados com a Medalha Militar, sendo 3 de ouro, 16 de prata e 22 de bronze, representando, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), como foi o caso da Terceiro Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ariane Maria de Godoy Alves, Controladora de Tráfego Aéreo, na Torre do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), que compartilhou a alegria de receber a Medalha Militar de bronze, “é muito gratificante, passa um filme na minha mente desses 10 anos e sou muito grata por essa oportunidade que a FAB tem me proporcionado em exercer a minha profissão e poder contribuir para a segurança do controle do tráfego aéreo no nosso país”.
Outro que não escondia a satisfação do momento foi o Primeiro Sargento Especialista em Eletricidade Leandro Pereira dos Santos, Encarregado da Seção de Eletromecânica do DTCEA-YS, “é um orgulho pra mim receber essa medalha, pois meu sonho era entrar na aeronáutica e saber que há 30 anos estou no cumprimento da missão da FAB é a concretização desse desejo, principalmente por ser aqui na AFA. Em 1994, comecei na vida militar, como soldado na Academia, até que entrei na Escola de Especialistas, e lá servi por 5 anos. Após esse tempo, retornei para a AFA e aqui permaneci ao longo desses incríveis anos”.
Sentimento compartilhado pelo Primeiro Sargento Especialista em Administração Plinio Vitorino da Silva, encarregado da secretária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), que relembra sua chegada na AFA, “aos 22 anos cheguei na AFA e atuei desde então em diversas áreas na Academia, e, hoje 20 anos depois me sinto muito feliz por estar no Corpo de Cadetes nessa nobre missão de formar os futuros líderes da Força”.
Destaca-se também a entrega de títulos de Membro Honorário da FAB aos senhores Geraldo Alvarenga Rezende Filho e José Sergio Ferrari Filho, por seus relevantes préstimos às organizações do Comando da Aeronáutica.
Durante a cerimônia foi proferida pelo Comandante da AFA, a ordem do dia do Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, na qual o Comandante da Aeronáutica reafirma os laços de companheirismo com todo o efetivo e parabeniza aos graduados da FAB, “recebam todos vocês, Especialistas de Aeronáutica, neste 25 de março, o meu sincero reconhecimento e genuína gratidão pelo empenho e profissionalismo com que exercem suas atribuições, revestindo de grandeza a nossa força que alicerçada se faz na união e no compromisso de todos os que dela fazem parte”.
Mantendo viva essa chama e compromisso, foi entoada a canção do Especialista da Aeronáutica em homenagem àqueles que são a força motriz da instituição, os graduados, que, com disciplina, amor e coragem, enobrecem a missão da AFA em formar os futuros líderes da FAB. Momento marcante para o 1S BMB Moraes, “posso dizer que entoar a canção do especialista junto aos irmãos de farda, demonstrando a força da nossa união, torna esse momento indescritível”.
Redes Sociais