Mais de 200 saltos realizados com proficiência e segurança.
Redação: Ten Chayanne
Edição: Ten Chayanne
Fotos: Cb Mariscal
22/03/2025
No último sábado (22/03), foi concluída na Academia da Força Aérea (AFA) a tradicional Instrução de Salto de Emergência (ISEM), ministrada pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que todos os anos prepara os Cadetes para realizarem o salto com proficiência e segurança. Além da realização da Operação Aeroterrestre, disciplina que faz parte da grade curricular do Curso de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica.
Segundo, o Capitão de Infantaria Marvio Ribeiro Ramos, instrutor chefe das atividades e Adjunto da Seção de Operações do PARA-SAR, “o excelente resultado obtido todos os anos nas atividades de salto aqui na AFA é fruto de um ano inteiro dedicado às operações aeroterrestres, tanto para o salto semi-automático, quanto para o salto livre. Além disso, duas semanas antes de iniciar a instrução na AFA, todos os instrutores envolvidos passam por uma reciclagem e padronização na atividade aeroterrestre, além de saltos na nossa sede em Campo Grande antes de realizar as atividades com os Cadetes”.
Neste ano, a bordo da aeronave C-105, do 1º/15º GAV, Esquadrão Onça, 125 Cadetes, da turma Perseu, finalizaram a Instrução de Salto de Emergência, etapa comum a todos que ingressam na Academia. Fato comentado pelo Cadete Aviador Mateus Aif Nascimento de Lima, da turma Perseu, “foi uma honra viver essa experiência tão diferente. A instrução de salto de emergência é uma experiência única, não imaginava que um dia poderia abandonar uma aeronave em pleno voo. Mas a dedicação e excelência dos instrutores nos passou a confiança e o conhecimento suficientes para saltar do avião e aterrar no solo da melhor forma. Estou muito feliz por viver essa experiência na Academia da Força Aérea”.
Já para os 28 Cadetes do Curso de Infantaria da Aeronáutica, do 4º Esquadrão do CCAer, turma Artémis, que tiveram a oportunidade de realizar um salto equipado e com um grau de dificuldade elevado, como prevê a Operação Aeroterrestre Asas de Prata, essa preparação inicial se mostrou essencial. De acordo com o Cadete de Infantaria João Rodrigo Jamorigo Branco de Almeida, da turma Ártemis, “apesar de já termos realizado o salto de paraquedas em 2022, a emoção foi como da primeira vez. Ver a paisagem após a rampa do avião ser aberta, sentir o vento forte e a sensação ao abandonar a aeronave é única. Durante a semana, fomos submetidos a instruções de nivelamento que serviu para relembrar dos procedimentos e padronizações de cada passo, necessário para realizar o salto com segurança e aproveitar ao máximo essa oportunidade única que o Curso de Infantaria nos proporciona”.
Na oportunidade, esses Cadetes que estão na reta final da formação na Academia, realizaram uma infiltração aeroterrestre equipados com mochila e fuzil, simulando assim um potencial cenário para o emprego dessas habilidades.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/726-afa-conclui-instrucao-de-salto-de-emergencia-2025#sigFreeIddc85fe671a
Redes Sociais