Em um intercâmbio de experiências, a emoção falou mais alto para alguns professores ao rever ex-alunos da EPCAR hoje no posto de Coronel.
Redação: Ten Chayanne
Edição: Ten Chayanne
Fotos: S2 Adher e Cb Mariscal
24/03/2025
Nesta segunda-feira (24/03), a Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga/SP, recepcionou 25 professores da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) para um intercâmbio de experiências na Divisão de Ensino (DE). Eles também conheceram um pouco da rotina dos Cadetes e vibraram ao participar da tradicional Parada Diária no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer).
Na oportunidade, o Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, recebeu os professores que estavam empolgados por conhecer cada detalhe do ‘Ninho das Águias’ para compartilhar com os futuros Cadetes que se encontram em preparação na EPCAR. No entanto, um professor que não escondia o brilho no olhar ao rever seus ex-alunos foi o Professor de Matemática, Carlos Henrique da Silva Cavaca, que, dos mais de 35 anos dedicados ao ensino, passou 28 anos lecionando a disciplina em Barbacena, na EPCAR. Agora, ele se despede do magistério com o sentimento de dever cumprido. “Cada vez que viemos à AFA é muito gratificante. Ficamos muito felizes ao encontrar alunos que um dia passaram por nossa sala de aula e hoje estão servindo aqui”.
O Professor Cavaca ainda compartilhou a alegria de se despedir das salas na AFA e rever alunos que se tornaram amigos e hoje trilham um caminho íntegro como cidadãos. De acordo com ele, “foi uma vida dedicada ao ensino, e fico muito orgulhoso ao vê-los se tornarem cidadãos que foram do posto de Tenente a Coronel e servem de exemplo para outros que estão iniciando sua trajetória na vida militar”.
Segundo ele, esses encontros dos professores da EPCAR na AFA servem para compartilhar histórias e fundamentos que inspiram os alunos. “O professor da EPCAR que vem aqui na Academia volta contando as histórias experienciadas na AFA, e é nítido o brilho no olhar dos meninos, pois isso os inspira a querer dar o melhor para vir pra cá. Esses encontros dos professores da EPCAR aqui na AFA são muito ricos, e eu mesmo gostaria de poder ter vindo mais vezes ao longo desses 28 anos de FAB”.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/723-afa-recebe-25-professores-da-epcar#sigFreeId0c1d479c40
Redes Sociais