Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

Evento em Pirassununga (SP) marca uma nova fase da jornada rumo ao oficialato.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Ten Chayanne
Fotos: S2 João Oliveira e S2 Adher

14/02/2025

 

Inicio Voo no T 25 Com MB Rivero 4

Nesta sexta-feira (14/02), a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), realizou a cerimônia de entrega de platinas e apresentação do Estandarte da AFA aos novos Cadetes do Ninho das Águias, marcando a conclusão do Estágio de Adaptação Militar (EAM). Esse momento simbólico representa a transição dos estagiários para a condição de Cadetes, consolidando o primeiro passo na jornada rumo ao oficialato na Força Aérea Brasileira (FAB).

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; de Oficiais do Alto-Comando da FAB; instrutores da AFA e familiares dos cadetes, que puderam testemunhar a conquista de seus familiares e, pela primeira vez, entregar as platinas a eles.

Ao todo, 142 cadetes, sendo 116 homens e 26 mulheres, receberam as platinas e seguirão na formação em suas respectivas áreas de especialização: 107 cadetes da Aviação, 16 da Infantaria e 19 de Intendência, formando, assim, o Primeiro Esquadrão.

Entrega de Platinas 1 Ano 36Vinda da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Cadete Aviadora Clara Beatriz da Silva de Lima recebeu o destaque desportivo feminino e ressaltou o sentimento de felicidade e superação ao ingressar, oficialmente, no Corpo de Cadetes da AFA.

“Esse momento representa a realização de um sonho e a superação de inúmeros desafios. O Estágio de Adaptação Militar foi intenso, exigiu disciplina, dedicação e resiliência. Receber as platinas é a confirmação de que todo o esforço valeu a pena. Agora, acreditando em nossa formação, iniciamos uma nova etapa com ainda mais responsabilidade e comprometimento com a missão da Força Aérea Brasileira”, afirmou.

O Comandante do Corpo de Cadetes da AFA, Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto, destacou a relevância da cerimônia, uma vez que a entrega das platinas é considerada um rito de passagem que celebra a dedicação e o esforço de cada cadete. "Este momento marca o início de uma trajetória de responsabilidades e desafios que moldarão o caráter e a liderança dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira. A apresentação do Estandarte simboliza essa responsabilidade e exalta o sentimento de pertencimento”, explicou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic também ressaltou a importância e o simbolismo desse marco na carreira dos novos cadetes, afirmando que, na Academia, a formação não se limita ao domínio técnico das atividades aéreas e terrestres, ela também abarca o desenvolvimento de um caráter robusto e íntegro, capaz de inspirar confiança e respeito.

Entrega de Platinas 1 Ano 37"Hoje, nos reunimos para solidificar a conclusão da primeira etapa de formação dos mais novos cadetes da AFA, herdeiros de uma Força Aérea operacionalmente moderna e de grande capacidade dissuasória. Prezados Cadetes do Primeiro Esquadrão, as platinas sobrepostas em seus ombros, representam um marco significativo em suas jornadas, com a responsabilidade de se tornarem líderes. Se puder dar um conselho, digo: Mantenham-se unidos, se assim o fizerem, a tudo vencerão", disse.

A cerimônia contou ainda com a tradicional passagem de aeronaves T-25 Universal, utilizada na instrução dos cadetes aviadores do primeiro ano. Os novos cadetes também entoaram, pela primeira vez, o grito de guerra da Turma Perseu, incorporaram-se à tropa formada pelo Corpo de Cadetes da Aeronáutica e desfilaram ao som da canção do Cadete, emociando todos os presentes.

A entrega das platinas é um momento de grande simbolismo, representando não apenas a superação de desafios iniciais, mas também o compromisso dos cadetes com os valores da FAB. Para os familiares presentes, foi um instante de orgulho e emoção ao verem seus filhos e filhas darem os primeiros passos na carreira militar e se prepararem para os próximos desafios da formação na Academia da Força Aérea.

 

Turma Perseu

Bolacha_Perseu_2025.pngPerseu, herói mitológico e filho de Zeus, foi um guerreiro estratégico que usou inteligência e habilidade para superar desafios impossíveis. Com bravura, derrotou a Medusa e resgatou Andrômeda, simbolizando coragem e liderança. A espada dada pelos deuses representa a vitória sobre o medo, enquanto seu escudo, presente de Atena, reflete sua astúcia em combate. Sua jornada inspira a Turma Perseu, que, assim como ele, busca superação, união e excelência para enfrentar qualquer desafio na Força Aérea Brasileira. A frase "Per aspera ad victoriam" reforça que o caminho à vitória exige esforço e determinação.

 

Confira a reportagem aqui!

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.