Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Comandante da AFA dá as boas-vindas aos pais dos estagiários que iniciam no EAM 2025.

Redação: SCS/AFA, por Ten Chayanne
Edição: Ten Chayanne
Fotos: Ten Chayanne, S1 João Oliveira e S2 Nicolas Ferreira

12/01/2025

 

Chegada EAM Civís 8

No domingo (12/01), a Academia da Força Aérea sediada em Pirassununga/SP recepcionou os 30 estagiários aprovados no Exame de Admissão à AFA, oriundos do meio civil, para as seguintes áreas de formação: 4 Aviação, 14 Intendência e 12 infantaria da Aeronáutica. Ao chegarem, os jovens estavam munidos da documentação e materiais necessários ao início do  processo de adaptação ao EAM 2025, para então, após esse estágio, se integrarem em 26/01 aos 112 estagiários advindos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), formando assim a nova Turma que comporá o 1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), totalizando 142 Cadetes, sendo: 108 Aviadores, 21 Intendentes e 12 Infantes.

Durante a palestra de recepção aos pais, o Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, Comandante da AFA, cumprimentou e parabenizou os familiares pela conquista dos recém admitidos, “bem-vindos à  Academia da Força Aérea e à Força Aérea BrasileiraChegada EAM Civís 7, é um privilégio recebê-los e conversar com os senhores, no momento que entregam seus filhos para o início de uma brilhante jornada na Academia e na FAB”. O Comandante ainda relembrou como chegou à AFA e enfatizou: “para aqueles que não tem familiaridade com o militarismo, assim como um dia cheguei à FAB, acreditem, os Cadetes serão felizes nesse processo e na Academia. A partir de hoje eles também fazem parte dessa grande família, formada pelos companheiros de Turma e irmãos de farda”.

Fato corroborado pelo Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto, Comandante do CCAer, “ao olhar para os senhores, me recordo quando o Cadete Pimentel chegou aqui também. Costumamos dizer que quem faz o que gosta, não trabalha pois faz o que ama, e para o militar é assim, amamos o que fazemos. Chegada EAM Civís 10Portanto, os senhores podem ter certeza que a equipe do Corpo de Cadetes e da Academia como um todo se empenha para ver o brilho nos olhos e o sonho desses jovens se tornar realidade, formando oficiais com o padrão de excelência exigido pela Força Aérea Brasileira”.  No entanto, o Cel Av Pimentel alertou ”os senhores estão ingressando em um novo mundo que é muito intenso, interessante e vibrante, mas que requer muita abnegação e resiliência. A família tem um papel fundamental nesse processo de formação dos Cadetes ajudando-os a chegar até lá e ser feliz nesse ínterim”.

Partilhando desse mesmo ponto o Major Av Marcelo Bandeira Goulart, Comandante do 1º Esquadrão do CCAer, acrescentou que no decorrer do desenvolvimento do Cadete existe uma ponte sustentada por três pilares, sendo, em primeiro lugar: a Academia, em segundo: o esforço individual e a dedicação de cada um, e por último o apoio da família. “Portanto, estamos todos a bordo da mesma aeronave rumo à Chegada EAM Civís 11formação de Oficiais de excelência e o apoio dos senhores é de extrema importância ao dar o suporte e aval necessário nesse caminho”.    

Na despedida, a senhora Carla Cristina Alves Costa, da Vila da Penha/RJ, mãe do estagiário Caio Costa Miranda, emocionada comentou sobre o orgulho de ver o filho nessa nova etapa, “é um misto de sentimentos, pela saudade ao deixá-lo aqui tão longe, mas um orgulho que não cabe no meu peito por vê-lo realizar seu sonho”. 

Chegada EAM Civís 12Um sonho compartilhado também pelo iguaçuano Sargento de Infantaria da Aeronáutica Victor Pereira dos Santos e Souza, que concluiu em novembro de 2024 o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), e, agora segue rumo ao tão almejado oficialato, “fico muito emocionado, pois fazer parte da Academia da Força Aérea sempre foi o meu sonho. Ao entrar na Especialista eu descobri como seria minha vida como militar, e isso alimentou ainda mais aquele desejo. Lá obtive os recursos para dar continuidade aos estudos e hoje, dia 12/01, estar aqui concretizando esse ideal”.

 

 

Fim do conteúdo da página