Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O curso tem o objetivo de adaptar os 34 Oficiais Aviadores recém transferidos para a Academia à rotina da instrução aérea, à qual os Cadetes Aviadores são submetidos durante a formação.

Redação: SCS/AFA, por Ten Chayanne
Edição: Ten Chayanne
Fotos: S1 João Oliveira

06/01/2025

 

CFI 2025 2

Nesta segunda-feira (06/01), a Academia da Força Aérea iniciou o Curso de Formação de Instrutores de Voo (CFI) 2025, e, recebeu os 34 novos Oficiais Aviadores recém transferidos para a Organização Militar (OM), sediada em Pirassununga/SP. Durante o evento de abertura do curso, que será dividido em dois módulos: teórico (06 a 23/01) e prático (20/01 a 21/05), o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri proferiu às boas-vindas aos militares recém chegados e enfatizou a importância do exemplo e atitudes esperados dos instrutores de voo da Academia, “me recordo da minha época como Cadete, e posso afirmar que a dedicação, a padronização e a conduta íntegra dos instrutores têm grande impacto na formação de cada Cadete, são essas posturas exemplares tanto em solo como em voo que moldam o futuro Oficial Aviador. Portanto, são essas memórias que eles levaram por toda a vida”.

CFI 2025 1Na oportunidade, o Coronel Aviador Marcelo Guimarães Resende, Chefe da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da AFA também destacou que os novos instrutores devem ter o devido cuidado em todas as suas ações, “nesse momento os senhores irão apreender como aliar a experiência à padronização da instrução de voo dos Cadetes”. O Cel Av Marcelo Resende, completou: “a DOA tem um aporte de subsídios para passar aos senhores nesse trato com o Cadete, desde a linguagem mais adequada à forma de se portar, visando sempre a padronização do ensino”.

Portanto, o curso tem o objetivo magno de adaptar a perícia técnica e vivências adquiridas ao longo da formação profissional dos futuros instrutores da AFA, aos padrões e normativas da instrução aérea da Academia. Deste modo, garantindo que os processos sejam claros, objetivos e eficazes na preparação de cada Cadete formado pela AFA. 

Além de ser uma enriquecedora oportunidade para os experientes Oficiais Aviadores que retornam ao Ninho das Águias, contribuírem na formação dos Cadetes, assim como um dia também o receberam no início de suas trajetórias, ainda na escola de formação.

 

Fim do conteúdo da página