Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Academia se despede do Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo e recebe o Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, como novo Comandante.

Redação: SCS/AFA, por Ten Amanda Andrioti
Fotos: Cb Mariscal | S2 Adher

A 127 2024 11 12 2024 Passagem de Comando da AFA Cerimônia ADR 1Nesta quinta-feira (12/12), a Academia despediu-se do Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, que passou o comando da AFA ao Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri. A cerimônia militar presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar  Ricardo Reis Tavares, Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica, foi realizada na Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga/SP. Estavam presentes o Comandante da Aeronáutica no período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Tenente Brigadeiro do Ar Veterano José Augusto Crepaldi Affonso, demais oficiais generais da aeronáutica, oficiais generais veteranos, os chefes de divisão da Academia da Força Aérea, autoridades civis e militares, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e também o Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga, SO Alexandro Augusto Cinat Carbonaro.

Durante a solenidade,  o ato de passagem de comando foi presidido pelo Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, Diretor de Ensino da Aeronáutica. O Brigadeiro Schiavo, despediu-se do efetivo proferindo palavras de agradecimento e de despedida à toda Guarnição Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS): “ExistemA 127 2024 11 12 2024 Passagem de Comando da AFA Cerimônia MRC 10 momentos que, por sua relevância e impacto emocional, ficam marcados para sempre em nossas vidas. Pude constatar a grandiosidade do desafio, a nobreza da missão, mas acima de tudo, percebi a busca da excelência como a vocação natural da Academia da Força Aérea expressa na altíssima qualidade das pessoas que aqui encontrei. Ao longo desses dois anos, tive o privilégio de conviver com militares e civis das mais elevadas qualidades profissionais e pessoais, que possuem em comum o autêntico amor ao trabalho, a fé na missão da Força Aérea, a alegria em servir na AFA e, sobretudo, o empenho em proporcionar a melhor formação ao Cadete da Aeronáutica, bem mais valioso desta Academia.” 

O Comandante Substituído enfatizou ainda, que a AFA tem sido um berço de excelência, forjando homens e mulheres a fim de se tornarem os líderes do amanhã, e aproveitou para parabenizar nominalmente a cada setor da Academia e destacar a importância do empenho de todo o efetivo da GUARNAE-YS o qual teve o prazer e a honra de trabalhar nesse período, “recebam o meu mais profundo respeito e admiração, pelos exemplos de comprometimento, profissionalismo e de amor à Força Aérea, a administração foi a garantia de que a missão seria cumprida e que os desafios seriam superados, a despeito das enormes dificuldades. Despeço-me deste Ninho das Águias com a certeza do dever cumprido e com a honra de ter ombreado com homens e mulheres que dedicam suas vidas à nobre missão de formar o A 127 2024 11 12 2024 Passagem de Comando da AFA Cerimônia ADR 10futuro da FAB.” Ao se dirigir ao novo Comandante, o Brigadeiro Breviglieri, proferiu: “sua reconhecida capacidade e competência são a garantia de que terá pleno sucesso à frente desta Academia. Tenho absoluta certeza de que você será muito feliz nessa nobre missão.”  

Após a transmissão do cargo de Comandante, o Diretor de Ensino destacou: “este é um momento significativo e bastante especial para qualquer organização, o momento de alternância de comando, de troca de liderança, que é sempre uma grande e saudável oportunidade de desenvolvimento para a Instituição. É através dessa alternância de comando que, sob uma nova ótica e perspectiva, podemos reinventar, aprimorar processos e adquirir novas capacidades e conhecimentos para bem conduzir um mesmo planejamento estratégico da Força.” Ao Brigadeiro Schiavo, espero, meu caro amigo, que realmente você tenha aproveitado esse tempo de comando, essa experiência ímpar, pois ela ficará revisitando as suas boas memórias pelo resto da vida.” E por fim, dirigiu-se ao novo Comandante, Brigadeiro Breviglieri, “que você tenha a paz de espírito para continuar crescendo como militar e como pessoa, e a felicidade de ver a missão sendo bem cumprida com o brilho nos olhos e a fundamental confiança de todo o efetivo. Não importa o tamanho da complexibilidade dos problemas, a solução sempre estará ou passará por esses homens e mulheres que estarão ombreados com você nessa missão.”

Ao término da cerimônia,  a tropa da AFA desfilou em continência ao seu novo comandante, o Brigadeiro do Ar Breviglieri.A 127 2024 11 12 2024 Passagem de Comando da AFA Cerimônia ADR 4

O Novo Comandante

O Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri é natural de São Caetano do Sul/SP. Ingressou na Força Aérea em 01/02/1988, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial em 26/11/1994 e promovido ao atual posto em 31/03/2023. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se os de Comandante do 1º GDA, Comandante da Base Aérea de Boa Vista, Comandante da ALA-7, Assessor Militar na Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, Adido de Defesa Naval, de Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Reino da Suécia, Chefe do Escritório de Governança Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica, Comandante da Base Aérea de Campo Grande, entre outros. O novo Comandante possui mais de 2.800 horas de voo, sendo 2.500 horas na aviação de caça.

 

 

Fim do conteúdo da página