Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Graduado Master da Guarnição Aeronáutica de Pirassununga foi o responsável por conduzir o ritual de incineração das bandeiras inservíveis.

Redação: SCS/AFA, por Ten Amanda Andrioti
Fotos: S2 H. Pereira 

Parada Diária CCAer Dia da Bandeira WEB 4No dia 19 de novembro, a Academia da Força Aérea (AFA) realizou, no Pátio do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER), uma cerimônia militar em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. O evento destacou a importância e a grandeza desse símbolo para todos os brasileiros, reforçando o respeito e o patriotismo que ele inspira.

A Bandeira Nacional, adotada em 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República, completou 135 anos de existência em 2024. O nosso “símbolo augusto da paz”, foi homenageado com um hasteamento especial ao meio-dia, como parte do culto e reverência à sua representatividade.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, que foi recebido pelo Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel AviadorParada_Diária_CCAer_-_Dia_da_Bandeira_WEB_8.jpg Allan Domingues de Mendonça. O evento contou também com a presença de Comandantes e Chefes de Divisão da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), além do Graduado Master, Suboficial Alexandro Augusto Cinat Carbonaro.

O hasteamento da Bandeira Nacional foi realizado pelo Brigadeiro Schiavo. Em seguida, o Suboficial Cinat conduziu a incineração das bandeiras inservíveis, aquelas que, devido ao desgaste ao longo do tempo, não estão mais em condições de uso.

Parada Diária CCAer Dia da Bandeira WEB 6Durante a cerimônia, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. A mensagem enalteceu o significado singular da Bandeira Nacional, exaltando suas cores, formas e o lema “Ordem e Progresso”, que simbolizam as riquezas naturais, a coragem e o compromisso do povo brasileiro. Em suas palavras destacou: “Neste Dia da Bandeira, somos todos, orgulhosamente, convidados a nos envolver no manto de nosso lindo pendão da esperança, relembrando, a cada dia, o orgulho de sermos brasileiros.”

O evento reafirmou o papel da Força Aérea Brasileira como guardiã da pátria, dos valores e dos símbolos nacionais.

Viva a Bandeira Nacional!

Viva a Força Aérea Brasileira, sempre presente onde o Brasil precisar!

Fim do conteúdo da página