Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Evento entre Cadetes das Academias Militares ocorreu na Escola Naval no Rio de Janeiro com foco na interoperabilidade.

Fonte: Cad Int Peres
Fotos: Arquivo Escola Naval

PS 103 04 10 224 ACANTEX 1No dia 27 de setembro, a Escola Naval sediou o ACANTEX, encontro entre os Cadetes Intendentes da Academia da Força Aérea (AFA), da Academia Militar das Agulhas Negras e os Aspirantes Intendentes da Escola Naval. O evento, voltado para instruir e motivar os cadetes, contou com a presença de 03 Oficiais-Generais Intendentes: Vice-Almirante (IM) Luiz Roberto Basso, Major Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres e General-de-Brigada André Luiz Santos da Silva.

Durante o evento, o Capitão-Tenente (IM) Marcelo SILVEIRA de Souza, ministrou a palestra de abertura, marcando o início oficial do encontro e dirigindo-se aos Cadetes sobre a atuação do Comando Logístico Naval na Operação Taquari II. Em sua apresentação, o Capitão-Tenente enfatizou o compartilhamento de experiências e destacou a importância da atuação dos profissionais Intendentes na condução de missões de caráter logístico e humanitário, reforçando o papel fundamental quePS 103 04 10 224 ACANTEX 3 desempenham nessas operações.

Em seguida, os Cadetes e Aspirantes Intendentes ministraram palestras a respeito da formação e da rotina em suas respectivas Academias. Além disso, abordaram a progressão de carreira dos Oficiais Intendentes em cada uma das Forças Armadas, proporcionando uma visão ampla e comparativa sobre o desenvolvimento profissional dentro do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. 

Após a ministração das palestras, foi realizada uma visita às instalações da Escola Naval, proporcionando aos cadetes da AMAN e da AFA a oportunidade de vivenciar na prática um pouco da formação do Aspirante. Durante a visita, os Cadetes puderam explorar diversos ambientes, como os simuladores e áreas de treinamento, onde foram apresentados os métodos de ensino utilizados na Escola. 

PS 103 04 10 224 ACANTEX 6O Cadete Intendente Marcos, do 4° Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, destacou que o ACANTEX foi uma oportunidade de trocar experiências e ter contato com intendentes de outras Forças. “O evento nos permitiu conhecer a prática de gestão em cada uma delas e entender suas peculiaridades, trazendo um conhecimento prévio que facilitará futuras relações de interoperabilidade", ressaltou.

Ao final do encontro, foi realizada uma confraternização, momento fundamental para a integração dos Cadetes e Aspirantes Intendentes. Durante essa ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de estreitar laços, compartilhar experiências e discutir as particularidades e desafios de suas respectivas Forças Armadas. Isso criou um ambiente de colaboração e camaradagem entre os futuros líderes, com foco na interoperabilidade.

 

 

Fim do conteúdo da página