Evento entre Cadetes das Academias Militares ocorreu na Escola Naval no Rio de Janeiro com foco na interoperabilidade.
Fonte: Cad Int Peres
Fotos: Arquivo Escola Naval
No dia 27 de setembro, a Escola Naval sediou o ACANTEX, encontro entre os Cadetes Intendentes da Academia da Força Aérea (AFA), da Academia Militar das Agulhas Negras e os Aspirantes Intendentes da Escola Naval. O evento, voltado para instruir e motivar os cadetes, contou com a presença de 03 Oficiais-Generais Intendentes: Vice-Almirante (IM) Luiz Roberto Basso, Major Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres e General-de-Brigada André Luiz Santos da Silva.
Durante o evento, o Capitão-Tenente (IM) Marcelo SILVEIRA de Souza, ministrou a palestra de abertura, marcando o início oficial do encontro e dirigindo-se aos Cadetes sobre a atuação do Comando Logístico Naval na Operação Taquari II. Em sua apresentação, o Capitão-Tenente enfatizou o compartilhamento de experiências e destacou a importância da atuação dos profissionais Intendentes na condução de missões de caráter logístico e humanitário, reforçando o papel fundamental que desempenham nessas operações.
Em seguida, os Cadetes e Aspirantes Intendentes ministraram palestras a respeito da formação e da rotina em suas respectivas Academias. Além disso, abordaram a progressão de carreira dos Oficiais Intendentes em cada uma das Forças Armadas, proporcionando uma visão ampla e comparativa sobre o desenvolvimento profissional dentro do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Após a ministração das palestras, foi realizada uma visita às instalações da Escola Naval, proporcionando aos cadetes da AMAN e da AFA a oportunidade de vivenciar na prática um pouco da formação do Aspirante. Durante a visita, os Cadetes puderam explorar diversos ambientes, como os simuladores e áreas de treinamento, onde foram apresentados os métodos de ensino utilizados na Escola.
O Cadete Intendente Marcos, do 4° Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, destacou que o ACANTEX foi uma oportunidade de trocar experiências e ter contato com intendentes de outras Forças. “O evento nos permitiu conhecer a prática de gestão em cada uma delas e entender suas peculiaridades, trazendo um conhecimento prévio que facilitará futuras relações de interoperabilidade", ressaltou.
Ao final do encontro, foi realizada uma confraternização, momento fundamental para a integração dos Cadetes e Aspirantes Intendentes. Durante essa ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de estreitar laços, compartilhar experiências e discutir as particularidades e desafios de suas respectivas Forças Armadas. Isso criou um ambiente de colaboração e camaradagem entre os futuros líderes, com foco na interoperabilidade.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/651-cadetes-intendentes-do-4-esquadrao-participam-do-acantex#sigFreeIdb2e0200db9
Redes Sociais