A Academia da Força Aérea (AFA), nesta edição, sediou o evento desportivo e demonstrou o verdadeiro significado do ditado popular “a união faz a força!” Foi o melhor desempenho esportivo dos cadetes da Aeronáutica nos últimos 27 anos.
Redação: SCS/AFA
Fotos: Cb Mariscal, Sd João Oliveira, Sd H. Pereira e Sd Adher
29/07/2024
Na última semana (19 a 26/07), a Academia da Força Aérea (AFA), em parceria com a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), sediou mais uma edição da competição desportiva na cidade de Pirassununga/SP. O evento reuniu mais de 900 pessoas em diversas atividades e atrações que fizeram as torcidas das três escolas de formação vibrarem.
Segundo o Presidente da CDMB e Diretor do Departamento de Desporto Militar, General de Brigada Carlos Vinícius Teixeira de Vasconcelos, “A NAVAMAER é mais que uma competição esportiva, é um campo onde a disciplina, a resiliência e a camaradagem se entrelaçam, formando o caráter e a liderança de nossos futuros oficiais. Os desafios enfrentados e as vitórias conquistadas são símbolos do compromisso incessante com a excelência, que é uma marca registrada dos nossos Aspirantes e Cadetes”.
Anualmente, a Escola Naval (EN), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a AFA, se revezam como sede da atração desportiva. “Ao sediar a NAVAMAER, estou absolutamente seguro de que atingimos plenamente o objetivo maior deste evento, que é o congraçamento, o fortalecimento dos vínculos de amizade e dos valores que sustentam nossas Forças Armadas”, concluiu o Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, Comandante da AFA.
No mesmo espírito, o Cel Av R1 Daniel Simões da Veiga, Chefe da Seção de Educação Física (SEF/AFA), comemora as marcas alcançadas: “O resultado obtido na 56ª NAVAMAER foi um dos mais expressivos dos últimos 27 anos, com vitórias contundentes na esgrima, triathlon, futebol, polo aquático e judô. Além de ótimos resultados nos esportes individuais como atletismo, natação, tiro e orientação. Essas marcas foram fruto de muito esforço, dedicação e envolvimento da Academia da Força Aérea, seja na organização ou no apoio às inúmeras viagens de treinamento nos fins de semana e no recesso escolar. Venceu a FAB, que receberá nas suas fileiras homens com espírito de superação, disciplina e dedicação”.
Desde a solenidade de abertura das competições na sexta-feira (19/07), foram entregues cerca de 460 medalhas entre as 13 modalidades desportivas, além do registro de 5 novos recordes na competição homologados pela CDMB. Vale ressaltar que cerca de 95 atletas foram selecionados para representar o Brasil no 4º Jogos Mundiais de Cadetes, que acontecerá em agosto, na Venezuela.
Por fim, na cerimônia de encerramento, a chama olímpica foi passada para a tocha que seguirá rumo ao próximo destino da competição, na Escola Naval, no Rio de Janeiro/RJ. O público vibrou com o roncar dos motores das aeronaves T-27M, que estremeceu o ambiente e foi seguido pelas acrobacias emocionantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que se apresentou ao público após o término da solenidade.
Para saber mais sobre notícias, fotos e resultados da LVI NAVAMAER, acompanhe no site e/ou aplicativo dedicado ao evento.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/619-afa-celebra-exitos-na-lvi-navamaer#sigFreeId56637ce812
Redes Sociais