Durante a cerimônia foi realizada a imposição da medalha Mérito Santos Dumont.
Redação: SCS/AFA, por Ten Amanda Andrioti
Fotos: Cb Mariscal e S2 H. Pereira
Na manhã de 29 de julho, a Academia da Força Aérea realizou a Cerimônia Militar alusiva aos 151 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A solenidade foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, e contou com a presença dos Comandantes e Chefes de Divisão da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB), o Graduado Master Alexandro Augusto Cinat Carbonaro e demais autoridades civis e militares.
Na ocasião, ocorreu a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont a 11 militares da ativa, que compõem o efetivo da GUARNAE-YS, bem como ao Presidente da Associação Comercial de Pirassununga, Senhor Celso Luiz Pedrazzini dos Santos. A condecoração foi instituída em 5 de setembro de 1956 para homenagear civis, militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica e à Força Aérea Brasileira.
O Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Schiavo, além de ressaltar a importância de Santos Dumont, relembrou o Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro, cujo 120º aniversário de nascimento comemoramos este ano. Casimiro Montenegro foi o idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O 1º Sargento Rafael Augusto Mellario, agraciado, comentou que foi um momento importante para a carreira: “Receber a Medalha Mérito Santos-Dumont traz à tona um misto de sentimentos. É um orgulho pertencer à FAB, e essa conquista mostra que o caminho trilhado até aqui foi correto”, completou.
Após a leitura da Ordem do Dia pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi entoado o Hino dos Aviadores, com letra do Capitão Armando Serra de Menezes e música do Tenente João Nascimento. O desfile militar encerrou a cerimônia, com a tropa composta por militares do efetivo da GUARNAE-YS, comandada pela Major Aviadora Déborah de Mendonça Gonçalves. Por fim, abrilhantando ainda mais a solenidade, duas aeronaves T-25 do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea sobrevoaram o local em homenagem a Alberto Santos Dumont.
{gallery}
Redes Sociais