Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O simpósio teve por finalidade informar os futuros aspirantes-a-oficial sobre o contexto atual e as projeções das Aviações e das Unidades de Infantaria da Força Aérea Brasileira

 

Redação: Maj Terra - SCS/AFA
Fotos: Sd João Oliveira e Sd H. Pereira

29/05/2024

Simpósio das Aviações e da Infantaria WEB Aviação 4

Na última terça-feira (28/05), a Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), sediou o Simpósio das Aviações e da Infantaria do ano de 2024. Organizado pelo Comando de Preparo (COMPREP), o evento foi direcionado aos cadetes do último ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Infantaria.

Com o propósito de fornecer uma visão atual e prospectiva das operações aéreas e das unidades de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB), o simpósio visou ampliar o conhecimento dos cadetes sobre as atividades operacionais que desempenharão após a formatura em dezembro do corrente ano.

O Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), destacou a relevância do simpósio aos cadetes do 4° Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica: “Aqui estão representados os Comandantes das Unidades Aéreas e Operacionais da FAB e que vem falar com os Futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira. Essas unidades representam a célula máter da FAB, onde tudo funciona para que o emprego operacional seja realizado. Os Senhores terão a satisfação de em pouco tempo estarem nestas unidades aqui representadas.”, afirmou.

Simpósio das Aviações e da Infantaria Encerramento WEB 3O Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do COMPREP, comentou sobre a importância do encontro: “Foi um privilégio representar o COMPREP e as autoridades que estão, neste momento, envolvidas na Operação em apoio ao Rio Grande do Sul e poder falar ao longo deste dia, das várias oportunidades existentes em diversas áreas operacionais na Força Aérea.”, disse.

O simpósio reuniu representantes de vários esquadrões, incluindo os de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Caça, Asas Rotativas, Busca e Salvamento, Transporte e Infantaria da Aeronáutica.

Durante o evento, foi proporcionado aos futuros oficiais que conhecessem cada uma dessas unidades e que interagissem com os oficiais que servem em cada uma delas, a fim de entender melhor o trabalho operacional que a FAB espera do seu jovem oficial.

O Cadete Aviador Davi Purim de Azevedo, do 4° Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, refletiu sobre a experiência: “Foi uma experiência muito boa ter contato com os Comandantes de várias Unidades Aéreas da FAB, porque nos mostraram as várias missões que iremos realizar no futuro e isso nos motivou a continuar dando o nosso melhor como cadetes, a fim de, em um futuro próximo, sermos os melhores oficiais possíveis para a Força Aérea e para o Brasil”, concluiu.

 

Fim do conteúdo da página