Em uma disputa acirrada nos últimos segundos da competição a equipe Tenente Lydia Litvyak, composta pelos Cadetes da AFA se sagrou campeã.
Redação: Ten Chayanne - SCS/AFA
Fonte: Cel Dent R/1 Claudio Passos Calaza
Fotos: Sd Adher
18/05/2024
Durante os dias 15 e 16/05, a Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga/SP, realizou a 10ª edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica (OHMA) que neste ano celebrou os 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro, patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em palestra ministrada pelo 2º Tenente MHS Pedro Ernesto Miranda Rampazo, Professor de História da Divisão de Ensino da AFA. Desde 2014, anualmente o evento promove uma competição de conhecimentos entre os alunos das escolas de formação superior das Forças Armadas utilizando o lúdico como estratégia para estimular e valorizar o estudo da história militar e da cultura aeronáutica nos futuros oficiais.
Assim, durante a cerimônia de abertura do evento, no dia 15/05, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, agradeceu às instituições apoiadoras e comitivas visitantes. Além de reforçar a importância da leitura e do estudo da História Militar como substituto da experiência real em combate e seu papel na formação da liderança militar.
Fato celebrado pelo palestrante Capitão Fernando de Medeiros Vasconcelos, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), que abordou a ‘Revolta Tenentista de 1924: a batalha de São Paulo’, evento histórico que completou 100 anos e que incluiu a participação de vultos históricos do Movimento Tenentista como Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira.
Sendo assim a disputa alcançou neste ano o marco histórico de uma década desde sua criação e contou com a participação de 9 equipes composta por 4 integrantes cada, totalizando 36 competidores, sendo 16 Cadetes da AFA, 8 Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), 8 Cadetes da Academia do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo (APMBB) e 4 Aspirantes a Oficial do ITA que competiram em 4 baterias avaliativas, desde prova de conhecimentos individuais com 60 questões até quiz oral em uma disputa de tirar o fôlego.
O que para o idealizador da OHMA, Coronel Claudio Passos Calaza, professor da disciplina na Academia, reafirma o valor das novas estratégias educacionais na formação dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e o sucesso da atividade no corpo estudantil. Conforme confirmou o Capitão Aviador Lucca Minhaqui Azevedo, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça - Jambock (1º GAvCa) e ganhador da 1ª edição da OHMA, ao compartilhar com os Cadetes a importância de ter participado e vencido a competição em 2014. Ele ainda reconheceu que compreender a história é essencial para o futuro oficial no desempenho de suas funções.
Outra que concorda plenamente com isso é a Cadete Intendente Layla Gabrielle Roveda (Turma Árion) e membro da equipe vencedora da medalha de Ouro da 10º edição da OHMA, “a história não é apenas um conjunto de datas e nomes; é um relato vivo das lutas, conquistas e sacrifícios daqueles que vieram antes de nós. É a memória da nação, a base sobre a qual construímos nossa identidade e nosso compromisso com a defesa da Pátria”. Ela completa que “mais do que um troféu, essa conquista representa a perseverança, o trabalho em equipe e a paixão pela história que uniu nossa equipe. É a prova de que, com esforço e determinação, podemos alcançar qualquer objetivo, por mais difícil que pareça. Assim, juntos, construiremos um futuro grandioso para a Força Aérea Brasileira, honrando a história e traçando um novo capítulo de conquistas e realizações!”
E nesse ínterim de celebração por tal conquista decidida apenas na última rodada de questões que sagrou campeã a equipe Tenente Lydia Litvyak, composta pelos Cadetes da AFA: Thalisson Cardena da Silva, Daví Spinelli Mariano, Layla Gabrielle Roveda e João Pedro Soares de Souza as medalhas foram entregues das mãos do Comandante da Academia. Ficando assim a medalha de prata para a equipe Capitão Ricardo Kirk, composta pelos Cadetes da AMAN: Andrei Mello de Souza, Gabriel Costa Cardoso, Marcelo Fabricio Nocchi e Antônio Tomaz Rufino do Rêgo Bezerra. Já a medalha de bronze foi entregue aos Cadetes da AFA: João Victor Lacerda de Oliveira, João Victor Souza da Silva, Homero Henrique Nepomuceno Bortolussi e Daniel Somensi.
No entanto, para que o evento acontecesse foi de fundamental relevância o apoio do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (INCAER), do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), da Biblioteca do Exército (BIBLIEX) e da Fundação Habitacional do Exército-POUPEX e da Editora Letras Marítimas que colaboram na viabilização dessa histórica edição da OHMA.
http://www2.fab.mil.br/afa/index.php/com-chronoforms5/acontece-na-afa-2/610-afa-realiza-a-10-edicao-da-olimpiada-de-historia-militar-e-aeronautica#sigFreeId520cad35ce
Redes Sociais