Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

 


1984
– Concepção do ILOGFA: O Instituto de Logística da Força Aérea foi idealizado no âmbito da então Diretoria de Material da Aeronáutica (DIRMA), com o intuito de padronizar os treinamentos realizados pelos Parques de Material.

1988 – Criação do ILA e ativação do NUILA por meio do decreto número 95.640, de 13 de janeiro, com a missão de "executar as atividades de ensino e treinamento relativas à área de logística do material aeroespacial".

* O ILA e a BASP foram subordinados ao Comando-Geral de Apoio.
* Instalações anteriormente utilizadas pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR).
* O Comandante da BASP exerce cumulativamente o cargo de Diretor do NUILA.
* Março – primeiros cursos do ILA: Curso de Organização Logística do Ministério da Aeronáutica (COLMA) e o Curso de Administração de Assistência à Segurança (CAAS), atual Curso de Administração do Programa Security Assistance do Governo dos Estados Unidos da América (CAPSA).

1989 – Aprovado o primeiro Regulamento do ILA por meio da Portaria 451/GM3, em 26 de junho 1989. Data que atualmente se comemora o seu aniversário do Instituto.


1994
– A subordinação passa à DIRMAB.

* O Cargo de Diretor do ILA passa ser de Tenente-Coronel.
* O Ten Cel Av Joel Medeiros Fonseca é dispensado do cargo de Vice-diretor e designado Diretor do ILA, em substituição ao Cel Av José Sérgio Rosa Lima, que acumulava com a função de Comandante da BASP.
* A BASP volta a ser subordinada ao então Comando-Geral do Ar (COMGAR).

1999 – Início dos cursos EaD de Segunda Geração (envio ao aluno de apostilas e CD-ROM, com tutor local).

* O primeiro curso EaD do ILA foi o Curso Básico de Corrosão (CBC).

2004 – A subordinação do ILA retorna ao COMGAP, com a aprovação no novo Regimento Interno que redefine a missão do ILA: “Desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais do COMAER, por intermédio das atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a área de suporte logístico”.

2007 – O cargo de Diretor do ILA passa a ser assumido por Coronel, quando o Ten Cel Eng Ulisses de Oliveira Bonasser passou a direção do ILA ao Cel Int Carlos Alberto de Souza Pereira.

* O ILA publicou seu primeiro Boletim Interno.

2008 – Início dos cursos EaD de terceira geração (cursos on-line, na Intraer e na Internet, com Tutor atuando on-line nas instalações do ILA).

* O primeiro curso semipresencial (com uma fase on-line e uma fase presencial) do ILA foi o Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica (CIMA).

 
 
Fim do conteúdo da página