Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ensino a Distância
Início do conteúdo da página


O ILA é o Centro de Educação a Distância (CEAD) no âmbito do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), tendo sua estrutura e princípios gerais de funcionamento estabelecidos pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 37-563.

O processo ensino-aprendizagem baseado na Educação a Distância (EAD) é praticado pelo ILA desde 1999, tendo capacitados alunos oriundos das mais diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e Forças Auxiliares, bem como de Forças Armadas estrangeiras.

Para tal, o ILA, na condição de CEAD, conta com o apoio sistêmico dos Núcleos de Educação a Distância (NEAD), sediados em organizações militares (OM) do COMAER, distribuídas nas cinco regiões geográficas do país. Os NEAD têm como principais atribuições o acompanhamento, controle, apoio e suporte à avaliação de alunos matriculados em cursos na modalidade EAD ou semipresenciais, fazendo a interface entre esses alunos e o CEAD.

Missão do CEAD: Como CEAD, o ILA disponibiliza todos os recursos administrativos, acadêmicos e tecnológicos necessários para que o processo ensino-aprendizagem realizado na modalidade de educação a distância no âmbito do COMGAP seja conduzido de forma eficiente.

Valores: Os integrantes do CEAD terão suas ações norteadas pelos seguintes valores:

  1. Interdisciplinaridade e predisposição ao trabalho em equipe.
  2. Comprometimento com a eficiência do processo ensino-aprendizagem.
  3. Competência técnica em cada área da gestão de EAD.
  4. Comprometimento com as diretrizes normativas de educação preconizadas pelo COMAER.
  5. Articulação e integração com os NEAD.
  6. Formação continuada dos profissionais da Área Logística do COMAER.
  7. Incentivo ao uso da educação semipresencial.
  8. Valorização das atividades docentes.
  9. Incentivo às atividades de P&D na área de EAD.
  10. Uso das melhores tecnologias integradas às atividades de docência.

Visão: Ser reconhecido como uma entidade educacional que valoriza o crescimento pessoal, social e profissional do aluno, visando à promoção da eficiência dos processos logísticos do Comando da Aeronáutica.

Histórico: Em 2005, na gestão do Ten Cel Eng Ulisses de Oliveira Bonasser, o ILA iniciou os estudos para adoção de ambiente virtual, instalando o sistema MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) e testando-o no treinamento dos Tutores no Curso Preparatório de Orientadores de Aprendizagem (CPOA 2005).

Em 2007, na gestão do Cel Int Carlos Alberto de Souza Pereira, foi selecionado o Curso de Inspetores de Manutenção (CI), até então na modalidade presencial, como primeiro curso a ser migrado para a modalidade EAD. Porém, depois de diversas análises relativas à finalidade do CI, resolveu-se que o mesmo seria semipresencial, com treze semanas no ambiente virtual e uma semana no ILA. O CI passou, então, a denominar-se Curso de Inspetor de Manutenção de Aeronaves (CIMA).

A partir do ano de 2009, na gestão do Cel Int Carlos Alberto Dias Martins, o ILA passou a disponibilizar, além do CIMA, outros cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominação dada ao MOODLE do ILA.

Em 2011, na gestão do Cel Int Adílio Martins de Moura Filho, o servidor do AVA foi instalado na sala-cofre do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), o que proporcionou maior disponibilidade de velocidade de acesso, tendo a partir de 2011, adotado a designação de ILAVIRTUAL.

Funcionamento do CEAD: O CEAD disponibiliza o ILAVIRTUAL, que pode ser acessado pela Intraer ou pela Internet, o que possibilita aos alunos a flexibilização dos estudos, podendo ocorrer durante o horário de trabalho, com o apoio do NEAD de sua OM ou, estando fora de sede, seja no Brasil ou no exterior, e até mesmo no conforto de seu lar, no horário que lhe convier.

Os conteúdos técnicos dos materiais didáticos são elaborados por Professores-autores, militares ou civis do COMAER com expertise no assunto da sua competência.

O CEAD cria, desenvolve e disponibiliza as ferramentas de interatividade, além da produção do material didático e audiovisual de apoio ao aprendizado. Para tal, conta em seu efetivo com designers didáticos, web designers e designers gráficos, todos comprometidos com a qualidade do material didático produzido.

A atividade de tutoria de cada disciplina é realizada por Professores-tutores treinados pelo ILA e oriundos de diversas Organizações Militares do COMAER. Um característica especial do CEAD é que os Tutores são deslocados para o CEAD, dedicando toda a sua atenção às interações com os alunos.

 

Contatos com a Seção de Desenvolvimento de EaD:

E-mail:  E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone:  Fone e Fax:
(11) 2412-6057

ILAVIRTUAL:
http://ilavirtual.aer.mil.br/
http://www.ilavirtual.intraer/


*Dias úteis das 8 às 16h*

Fim do conteúdo da página