Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisa e Desenvolvimento
Início do conteúdo da página

 

 

A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do ILA

A missão da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) é, sob solicitação do Comando-Geral de Apoio ou das Organizações subordinadas, investigar as causas de problemas na Cadeia de Suprimento ou na manutenção de aeronaves e de itens bélicos. Outra atividade importante é a participação dos seus membros (Oficiais com Mestrado Acadêmico na Área Logística) nas comissões de avaliação e desenvolvimento/aquisição de novos sistemas (tipicamente novas aeronaves) para emprego na Força Aérea Brasileira.
É usual, também, a realização de pesquisas de caráter acadêmico, mas com aplicação em necessidades conhecidas da área de apoio logístico da FAB. Diversas Dissertações e Teses foram produzidas por oficiais do ILA com temas de interesse da Logística Aeronáutica.

 

Definição do termo "Logística"

A Logística está relacionada à distribuição e ao apoio ao sistema/produto, incluindo os elementos de planejamento de manutenção, pessoal, suprimento, equipamento de apoio, dados técnicos, treinamento, informática, facilidades, embalagem, manuseio e estocagem, transporte, confiabilidade e manutenibilidade (Department of Defense Directive 5000.39, Acquisition and Management of Integrated Logistic Support for Systems and Equipment, Department of Defense, Washington, D.C.).

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) define logística militar como sendo o "conjunto de atividades relativas à previsão e à provisão dos recursos de toda natureza necessários aos componentes da Expressão Militar do Poder Nacional, na paz e na guerra".

A Força Aérea Norte Americana entende Logística como a ciência de planejamento e execução do movimento e manutenção de forças.

Em uma abordagem que procura integrar os aspectos militares e comerciais, a sociedade de Engenheiros nos Sistemas Logísticos (Society of Logistics Engineers - SOLE) definiu Logística como a arte da ciência e gerenciamento, engenharia e atividades técnicas relativas aos requisitos, projeto, suprimento e manutenção de recursos para o apoio a objetivos, planos e operações.
Mais recentemente O Conselho de Gerenciamento Logístico (Council of Logistics Management) em 1998 definiu logística como sendo a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla, de forma eficaz e eficiente, o fluxo e a armazenagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos dos clientes.

 

Fonte: DPD - ILA.

Fim do conteúdo da página