Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR
Início do conteúdo da página

As competições do Troféu Tenente Lima Mendes, que tiveram início no último dia 19, estão movimentando alunos, familiares e militares da EPCAr.


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar completou 68 anos nesse domingo (21). As comemorações tiveram início na noite de quarta-feira (17), com o concerto das bandas de música da EPCAr e da Academia da Força Aérea e continuam ao longo dessa semana.

O Almirante de Esquadra, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Ademir Sobrinho, ministrou, na noite dessa terça-feira (17), uma palestra motivacional para os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

A Escola Preparatória de Cadetes (EPCAr) programou uma série de atividades especiais para festejar seus 68 anos, comemorado no dia 21 de maio. Além da tradicional solenidade militar, serão realizados mais três eventos: concerto da Banda de Música da Escola , a 62ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes e o 7º Encontro de Aeromodelismo, todos abertos à comunidade.

A 62ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes teve início, na tarde de quinta-feira (19), com a tradicional cerimônia de abertura, realizada no estádio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, a 13ª Região da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, promoveram, na última segunda-feira (8), o Dia da Vitória, comemorando o 72º aniversário do término da 2ª Guerra Mundial.

As comemorações tiveram início às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com uma missa em ação de graças. Às 10h, na Praça Dom Silvério, aconteceu a solenidade cívico-militar, realizada em frente ao monumento ao Soldado Desconhecido, na praça central da cidade. O evento foi prestigiado por 3 ex-combatentes: Helvécio Afonso de Miranda, João Rodrigues da Costa e Ary Lopes.

O uso de uniformes históricos, a deposição de coroa de flores, a salva de tiros, o toque de presença de ex-combatente, o canto da canção do expedicionário e o desfile de tropas de alunos e soldados da Escola marcaram as homenagens aos ex-combatentes da 2ª guerra.

Durante a solenidade, também foi realizada a outorga da Medalha do Dia da Vitória Expedicionário Álvaro Jabur, criada em 2014 pela Prefeitura de Barbacena. Foram agraciados 45 cidadãos, dentre civis e militares, que prestaram relevantes contribuições para o município de Barbacena. Seis militares da Aeronáutica foram agraciados com a comenda.

Na noite de terça-feira (03/05) os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) conheceram o iatista Torben Grael, que ministrou palestra ao efetivo do Corpo de Alunos sobre motivação e dedicação com o lema ‘Formando times campeões, vencendo desafios’.

Fim do conteúdo da página