Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR
Início do conteúdo da página

Medalha Santos Dumont é conferida a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços ao Estado de MG e ao Brasil

Na manhã desta terça-feira (30/10), foi realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont / MG, a cerimônia de entrega das medalhas Santos Dumont. O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais. Nesta edição, foram cento e vinte e seis agraciados, entre personalidades e entidades, que foram homenageados pela relevância nos serviços prestados ao Estado e ao País. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participou com a Guarda de Honra e com a Banda de Música. Militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e um professor civil também foram agraciados.

A solenidade teve início com a revista à Guarda de Honra que foi realizada pelo Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), unidade sediada em Belo Horizonte / MG. Logo após, os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, executado sob os acordes da Bande de Música da EPCAR.

Comandante da EPCAR, o Coronel Aviador Mauro Bellintani foi um dos homenageados e destacou a emoção do agraciamento na condição de comandante da Nascente do Poder Aéreo, unidade que atua diretamente na preservação da Fazenda Cabangu. “Estou muito honrado por receber esta comenda e também por fazer parte deste esforço conjunto pela preservação da memória deste espaço tão importante, para resgatar e manter viva essa chama tão bonita do legado de Santos Dumont. É um trabalho muito gratificante, podermos preservar o local onde nasceu o pai da aviação”, declarou o oficial, ratificando a parceria entre o Comando da Aeronáutica, a Fundação Museu Casa Natal de Santos Dumont e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

Com 16 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), a Major Intendente Fernanda de Cristo Marques Silva, Agente de Controle Interno do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), estava muito feliz com a indicação e com a aprovação do Conselho da Medalha para ser agraciada. “É uma sensação muito boa, indescritível, de reconhecimento de um trabalho de 16 anos na FAB. É muito bom saber que alguém valoriza e reconhece o trabalho que é desenvolvido, sempre buscando atingir o melhor resultado possível”, afirmou, emocionada.

O Brigadeiro Mário também foi agraciado e enfatizou a importância de Santos Dumont na história da humanidade. “É uma satisfação poder fazer parte deste momento e ser homenageado. E é uma alegria muito grande poder ver a comunidade mineira se reunindo com diversas autoridades em torno de uma pessoa que tem um significado tão grande, para o Comando da Aeronáutica e para a sociedade brasileira como um todo, porque é o nome do Brasil que foi elevado na medida em que ele também elevou o mais pesado do que o ar ao céu. Assim, todos nós nos elevamos nessa condição,” afirmou o oficial-general que também destacou o importante trabalho do Comando da Aeronáutica na parceria para manutenção de toda a área que envolve a Fazenda Cabangu.

O Governador de Minas Gerais foi representado pelo Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que em seu discurso lembrou que Santos Dumont deu asas à humanidade. “Quem conhece a vida de Alberto Santos Dumont sabe que o Brasil atingiu um patamar superior na construção do conhecimento humano por meio de um mineiro da Mantiqueira que revolucionou a história dos homens e das mulheres”, pontuou.

Os integrantes da GUARNAE-BQ agraciados foram: Coronel Aviador Mauro Bellintani, grau ouro, ex-officio; Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade e Tenente Coronel Aviador Gleisson Antonio Somensi, grau prata; e Major Intendente Fernanda de Cristo Marques Silva e Professor civil José Antônio de Oliveira Pinto, grau bronze.

Ao término da solenidade, autoridades, agraciados e convidados puderam visitar a casa onde nasceu Santos Dumont, identificando vários objetos que foram de uso pessoal, cartas, fotografias e demais itens que compõe o acervo que é preservado pela Fundação.


A MEDALHA

Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos Dumont, denominado patrono da aviação brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
 
 

Eventos marcaram as festividades pela data magna da Força Aérea Brasileira

Em uma noite memorável, a Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) fez uma belíssima apresentação, no auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, para o efetivo da Guarnição de Barbacena (GUARNAE-BQ) e para familiares e convidados. O evento foi aberto ao público. A apresentação contou com um repertório eclético, com músicas nacionais e internacionais, homenageando grandes nomes e clássicos da história da música. Com um auditório praticamente lotado, a noite de quinta-feira (25/10) marcou, junto ao baile do Aviador, promovido pela Associação dos Oficiais da EPCAR (COEP) na noite seguinte, o encerramento dos eventos comemorativos à Semana da ASA.

O Segundo Tenente Músico Jadir das Chagas Júnior atuou pela segunda vez, na EPCAR, como um dos regentes e destacou a preparação de toda a apresentação. “Desde a escolha do repertório nos entregamos muito, para conseguir idealizar uma apresentação desse porte. Demanda tempo e dedicação em cada música, em cada ensaio, nas repetições quase exaustivas para atingir um ponto de excelência. Fazemos tudo com muito amor e com muita dedicação, porque sabemos que o produto final é atingir o coração do ouvinte, da plateia. Acredito que hoje conseguimos isso,” destacou o regente auxiliar da Banda de Música da EPCAR.

O músico William Dornelas possui mais de 20 anos de profissão e, ainda extasiado com sua participação, contou que é a primeira vez que atua em uma apresentação com a presença de uma Banda de Música. Ele foi um dos convidados que participaram da apresentação e não escondeu a emoção de sua atuação. “Foi uma noite mágica! Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de chegar até aqui fazendo o que não planejei mas amo fazer. À minha família pelo apoio e dedicação. A todos da equipe técnica; aos vocalistas, pelo apoio e excelência e a todos da banda da EPCAR, pelo convite e credibilidade. Essa noite marcará para sempre minha vida. Meus sinceros agradecimentos a todos!”, postou em sua rede social.

Encerrando oficialmente as comemorações da Semana do ASA na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, a Associação dos Oficiais da EPCAR promoveu, para seus associados e convidados, o tradicional Baile do Aviador.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim e Sgt Domingos

 

Componentes do esquadrão assinaram o livro e ratificaram o compromisso

Na última sexta-feira (19/10), os alunos do Esquadrão Phoenix, comandados pelo Capitão Aviador Leonardo Vínicius Petersen, prestaram o compromisso ao Código de Honra. A cerimônia ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da Escola. A solenidade contou com a presença de professores civis e militares, além de convidados e familiares dos militares do 1º ano.

O ponto máximo do evento ocorreu com a assinatura do livro, ato oficial que os alunos realizam, deixando registrado no livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV) o compromisso com o código de honra. Também foram apresentados os novos membros do Conselho. Assinaram o livro, o Coronel Bellintani, o professor decano José Antônio de Oliveira Pinto, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Luccas Valle de Lima, do 3° ano, e o primeiro colocado do Esquadrão Phoenix, aluno Samuel Castilho da Silva, que comentou sobre a responsabilidade do ato que participaram. “A formatura e a possibilidade de poder assinar o livro me fez lembrar de toda uma trajetória para chegar até ali. Minha e do esquadrão Phoenix. Acredito que os sentimentos que definem este momento são honra e gratidão. Honra por jurar os valores que são a base que sustentam e diferenciam a EPCAR e gratidão, a todos que me apoiaram e ajudaram a chegar onde cheguei,concluiu.

Para o Capitão Petersen, este momento é de muita significância para a vida pessoal e profissional dos alunos e deve ser sempre lembrado por eles, em todos os momentos da carreira. “O juramento ao Código de Honra simboliza o compromisso do aluno com a Escola e com toda a sociedade. Nesse sentido, o seu cumprimento passa a ser um dever, pois as virtudes apontadas pelo Código de Honra são, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem”, afirmou o Comandante do Esquadrão.

Encerrando a formatura, a tropa comandada pelo Tenente Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR, desfilou em continência ao Comandante da Unidade.

CÓDIGO DE HONRA

A partir do momento que o bradam, os alunos passam a ter o dever de agir com conduta ilibada, sendo responsáveis por manterem o mais elevado senso de comprometimento com os preceitos definidos por esse código.

O momento é único e deixa marcas na vida de todos que por aqui passam. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, pois, não há como credibilizar atitudes que se manifestem sem honestidade, verdade e justiça.

A Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores - CPFV - tem como inspiração a estrutura do código de honra da academia militar de West Point (EUA) e é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, “servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Estas três expressões tem como objetivo resumir e edificar em curtas frases os valores defendidos pelo Estatuto dos Militares, tornando óbvio ao efetivo a inspiração de uma postura que venha a contribuir no processo de formação.


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Domingos e Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Destacamento faz parte do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro

Solenidade militar agraciou militares com a Medalha Militar de Tempo de Serviço

Foi realizada na manhã de hoje (23/10) a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade contou com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Estiveram presentes autoridades civis e militares da cidade e região, além de convidados e familiares dos militares agraciados. Na oportunidade, 16 militares foram agraciados com a medalha militar de tempo de serviço nos graus ouro, prata e bronze, para recompensar os bons serviços prestados durante 30, 20 ou 10 anos de serviço, respectivamente.

O 1º Sgt TAR Mozart Galego Mrad foi agraciado com a medalha militar de ouro e descreveu a emoção do agraciamento e do reconhecimento da Força Aérea Brasileira: “É mais uma vitória conquistada. Minha vida é feita de coisas boas. Agradeço a Deus e à minha família. Levo, de muito importante da FAB, a amizade que construí durante estes 30 anos e tudo o que ela me proporcionou”, afirmou, emocionado, o graduado que está próximo de se transferir para a reserva remunerada.

Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica. Para o Coronel Bellintani, a mensagem do Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato traduz a atuação que se deve manter para o cumprimento da missão da EPCAR: “Nesse dia 23 de outubro celebramos a perseverança na busca dos nossos sonhos, conforme as palavras da Ordem do Dia. E, transcrevendo esta mensagem para a realidade dos nossos alunos aqui na EPCAR, percebemos que se encaixa perfeitamente, pois perseverança e profissionalismo são valores que eles devem desenvolver desde o início da carreira na busca de seus ideais,” afirmou o oficial que também foi um dos paraninfos da solenidade.

Uma das autoridades presentes foi a delegada regional de Polícia Civil, Dra. Kênia Aparecida de Almeida Oliveira, que parabenizou a todos pela solenidade e também pela data, enaltecendo o grande feito do mineiro Alberto Santos Dumont: “Hoje é uma data muito importante para o Brasil e para o mundo. Não podemos deixar de comemorar, relembrar e de saudar este ser gênio que foi Santos Dumont. Agradeço e parabenizo aos aviadores e todos da Força Aérea. A cerimônia em comemoração à data foi excelente”, destacou a delegada que é natural da cidade mineira onde nasceu o inventor do avião.

Durante a solenidade, os presentes entoaram o Hino dos Aviadores e também se emocionaram com o vibrante grito de guerra dos esquadrões do Corpo de Alunos da EPCAR, seguido do grito de guerra da Dimensão 22, entoado por todo o efetivo da GUARNAE-BQ. A Guarda de Honra, composta por alunos da EPCAR, desfilou, juntamente aos efetivos de todas as unidades da Guarnição, encerrando a cerimônia.

 

A DATA

23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França.

Acesse a página especial alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim
 

 

Evento contou com a presença do atual corpo docente e de professores aposentados

 Encontro reuniu as principais equipes de atuação da formação militar e acadêmica

Fim do conteúdo da página