Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza ações de Combate à Dengue
Início do conteúdo da página

A intenção é a prevenção da doença e a erradicação dos criadouros do mosquito transmissor

Na luta para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) vem realizando ações de Combate à Dengue. Nesta terça-feira (02/04), foi realizado o segundo “Clean Day” em suas dependências internas e extensões, como o aeroporto e as vilas militares. Participaram da atividade os militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Para o Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba Codorniz, coordenador do Cleaning Day, a principal maneira de mitigar os casos das doenças transmitidas pelo mosquito é combatendo e eliminando os criadouros dos mesmos, quais sejam, os locais onde há acúmulo de água parada. “Muitas pessoas estão sofrendo com as enfermidades transmitidas pelo vetor, em especial a Dengue, mas devemos lembrar ainda da Chikungunya, Zika e Febre Amarela, que são arboviroses propagadas pelo Aedes aegypti. Se cada cidadão fizer a sua parte, poderemos alcançar um alívio coletivo no que diz respeito aos casos dessas terríveis doenças”, afirmou.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, ressaltou a importância dessas ações.A presença do efetivo atuando nos diversos sítios da Guarnição de Barbacena em prol da segurança sanitária é uma atividade que denota o senso de cidadania e o espírito de corpo dos que servem na Nascente do Poder Aéreo”, resumiu o Oficial-General.

 

DENGUE NO BRASIL

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

 

Veja outras imagens dessa ação clicando aqui.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Suboficial Aurélio/Sargento Lilian/Sargento Valentim/Sargento Domingos/Sargento Thamires
Fim do conteúdo da página