Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Encontros de Turma
Início do conteúdo da página

As reuniões de Encontro de Turmas tem por finalidade comemorar os aniversários de entrada na EPCAR. Para cada encontro, será confeccionada uma Nota de Serviço pela Seção de Comunicação Social (SCS), a qual será assinada pelo Comandante da EPCAR e conterá orientações específicas para os diversos setores da Organização, bem como a escala da equipe responsável pelo apoio à realização do evento.

Para efeito de suporte da Escola aos requerimentos de Encontro de Turma, serão considerados os aniversários de 10, 20 e 30 anos, bem como, após este último, os anos múltiplos de 5 anos (35, 40, 45, 50, 55, …). As turmas que, eventualmente, queiram reunir-se na EPCAR para efetuarem celebrações em anos que não correspondam aos aqui especificados não poderão contar com a mesma estrutura de apoio de pessoal correspondente aos Encontros de Turma. Esse posicionamento da Instituição visa a evitar a sobrecarga de atividades extracurriculares nos finais de semana.

Para requerer uma data de celebração do aniversário de entrada na EPCAR, a turma deverá, primeiramente, designar um representante e encaminhar, por intermédio dele, um documento em formato de carta ou ofício, endereçado ao Comandante da EPCAR. Na solicitação, deverão constar Posto (se for o caso) e nome completo do representante da turma, bem como o ano de ingresso na Escola, nome da turma e o pleito propriamente dito, com a sugestão de datas para o evento e telefones e e-mail de contato. O envio poderá ser feito para o endereço eletrônico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por fax (32) 3339-4235 / (32)3339-4239.

Recomenda-se que o representante da turma entre em contato previamente com a SCS, com o objetivo de consultar o calendário anual de atividades da Escola, visando a que as datas requeridas no documento de solicitação não coincidam com alguma atividade escolar que inviabilize a autorização. O agendamento definitivo ocorrerá após a deliberação por parte do Comando da EPCAR, a quem compete a responsabilidade para tal.

Uma vez estabelecido o agendamento definitivo, a data correspondente não poderá mais ser destinada a outra turma, razão pela qual é interessante que os representantes definam suas necessidades com a devida antecedência. Caso haja coincidência de pleitos, sem que ainda tenha ocorrido o agendamento definitivo por parte do Comando da Escola, terá prioridade o pedido da turma mais antiga, considerando o ano de entrada na EPCAR.

Como sugestão de programação para os Encontros de Turma, apresentamos como base o seguinte roteiro:

1o Dia

Chegada livre (sugere-se que uma eventual entrega de Kits ocorra no COEP, com a possibilidade de se oferecer um “Welcome Drink” organizado pela Comissão da Turma).

2o dia

A partir das 8 h - Visita à Sociedade Acadêmica e instalações da EPCAR;

10 h - Reunião no Auditório 1 ou no Cinema da EPCAR (conforme o número de participantes);

10h 30min - Palestra com o Comando da EPCAR (a critério da Turma);

11h – Paradão;

11h 15min - Descerramento da Placa;

11h 30min - Fotografia Oficial no Prédio do Comando;

12h - Recepção no Clube dos Oficiais (a cargo da Comissão Organizadora).

3o Dia

10h - Culto religioso/ Missa

Despedidas.

Informações Complementares

Participação do Comandante da EPCAR nos eventos: os encontros de turma são momentos especiais e próprios dos seus integrantes. Portanto, o Comandante da Escola só estará presente nas recepções e despedidas de Oficiais-Generais da Turma (se for o caso) e, também, nos eventos em que houver interesse da própria turma, que poderá expressá-lo por intermédio de convite a ele dirigido. No entanto, é importante que o representante da turma confirme, assim que possível, quais os Oficiais-Generais comparecerão ao evento, para que o Comando da Escola possa tomar as providências decorrentes do apoio específico requerido por essas autoridades.

Hotel de Trânsito: o Hotel de Trânsito da EPCAR, localizado nas dependências do COEP, dispõe de poucos quartos, destinados a apoiar oficiais em missões a serviço da Escola, sendo portanto inviável a sua utilização por parte de integrantes da turma durante os encontros. No entanto, caso haja extrema necessidade de apoio nesse sentido, solicita-se que essa situação seja informada ao Comando da EPCAR para análise do pedido.

Traje: Os trajes deverão seguir a orientação para a entrada em organizações militares da Aeronáutica. Em caso de dúvida, favor contatar a SCS da Escola.

Placa: existem duas possibilidades de confecção de placa destinada a registrar o encontro da Turma. Uma delas é a que fica no “placódromo”, a qual deverá ter, no máximo, 40 cm x 30 cm, sendo fixada à parede por 4 (quatro) parafusos. A outra opção é a confecção de uma placa padronizada, medindo 90 cm x 1,20 cm, a ser fixada em uma área do Corpo de Alunos criada especificamente para esse fim. Cabe citar que o espaço comporta apenas uma placa por Turma. A SCS providenciará a fixação da placa, devendo, portanto, ser entregue com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis para o Encontro.

Previsão de Aeronaves: caso sejam disponibilizadas aeronaves para apoio ao encontro da Turma, o seu representante deverá reportar as respectivas previsões, com antecedência de, pelo menos, 1 dia útil, contendo as seguintes informações: tipo de aeronave, procedência, relação dos passageiros participantes do evento e os respectivos hotéis onde ficarão hospedados. Tais informações são indispensáveis para o planejamento e execução dos translados aeroporto/hotéis/aeroporto.


Previsão de participantes
: a informação do total de Alunos Veteranos, com seus respectivos familiares, que comparecerão ao evento também se faz necessária, para a definição de escolha entre o auditório ou cinema, como local de realização do briefing do Comandante (se for o caso).

Outdoor: existe no COEP (na Rua Sete de Setembro) uma estrutura onde pode ser montado um outdoor. Caso a turma tenha interesse em utilizá-lo, é necessário informar à SCS, com antecedência mínima de 30 dias. A reserva estará condicionada à aprovação do Comandante da EPCAR e, uma vez autorizado, caberá à Comissão Organizadora custear a confecção da arte e da montagem do outdoor propriamente.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página