Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IV Simpósio de combate ao AVC
Início do conteúdo da página

         Nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, foi realizado o IV Simpósio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Estado do Pará, em Belém, que teve como finalidade discutir o combate ao Acidente Vascular Cerebral.
          A abertura do simpósio aconteceu no dia 20 e contou com a participação de autoridades civis e militares entre eles: O Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, o Diretor do Hospital de Aeronáutica de Belém, Coronel Médico Yoshibumi Kumeta, a Deputada Estadual Heloisa Maria Melo e Silva Guimarães e a Presidente do Instituto AVC da Amazônia, Ângela Maria Soares Silva.

          

       Os cursos pré-simpósio foram realizados com simulação realística ao atendimento ao AVC e com casos reais em abordagens cirúrgicas, que tiveram a transmissão das técnicas cirúrgicas.
        Segundo o Instituto AVC da Amazônia, o qual promoveu o simpósio em parceria com o Hospital de Aeronáutica de Belém,  o AVC é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.
          A prevenção do AVC pode ser evitada em 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta, bem como o rápido tratamento de urgência diminuem a chance de sequelas. O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e, atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes.

         

Fonte: SCOM HABE

Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA

Publicação: 01 outubro 2019

Fim do conteúdo da página