Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Prezado usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica,

A DIRSA está realizando mensalmente uma pesquisa de satisfação com os beneficiários de saúde que utilizaram no mês referido, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agradecemos sua colaboração para a melhoria do SISAU.

 

Em uma missão de alto impacto e solidariedade, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) cumpriu com êxito uma Evacuação Aeromédica (EVAM) para trazer uma criança da cidade de La Paz, na Bolívia, até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A operação foi necessária devido à urgência de cuidados médicos, incluindo uma cirurgia cardíaca vital para a criança de 1 ano de idade.

Logo de início, a missão enfrentou grandes desafios, uma vez que os pilotos tiveram que superar as adversidades do maior aeroporto da América do Sul e o quinto mais alto do mundo, o Aeroporto Internacional de El Alto, na capital da Bolívia, exigindo uma operação restrita de pouso e decolagem. Com uma tripulação composta por seis militares do Esquadrão Onça e cinco membros da equipe médica do Grupo de Saúde de Campo Grande (GSAU-CG) e do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), uma UTI foi montada a bordo para garantir o transporte seguro e adequado da criança até o Rio de Janeiro.

 

O Comandante da aeronave, C-105 Amazonas, empregada na missão, Capitão Aviador Vitor Graeff Pilotto, falou sobre a responsabilidade de transportar pacientes em condições delicadas, aliada à destreza necessária para operar em um aeródromo de condições especiais, o que proporcionou um profundo orgulho para toda a tripulação. “Foi possível ver nos olhos do pequeno paciente e seus familiares o retrato da esperança que podemos proporcionar a eles, verdadeiramente gratificante. Estaremos sempre prontos onde o Brasil precisar. Lançar Suprir Resgatar! Onça! ”, exclamou.

Além disso, às vésperas do voo, a Chefe de Gabinete da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médica Ericka Rabello Galhardi visitou a aeronave equipada, demonstrando o compromisso e a atenção da alta gestão da saúde da Aeronáutica na missão humanitária.

 

A missão contou com apoio crucial do GSAU-CG e da coordenação do HCA. O auxílio do Adido Aeronáutico na Bolívia, Coronel Aviador Marcos Afonso De Carvalho Quintella, e do Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva foi essencial para o sucesso dessa operação humanitária.

A Major Médica do HCA, Ana Maria Da Trindade Castello Branco, relatou que essa missão ilustra sobremaneira o espírito de cooperação entre as Organizações Militares da FAB. “Mesmo com o desafio de 12 horas com o paciente a bordo, foi extremamente gratificante participar dessa enorme mobilização que envolveu um trabalho conjunto entre a equipe médica boliviana que atendeu o paciente na internação, adidos militares na Bolívia, UTI Aérea Brasília, GSAU-CG, Esquadrão Onça e HCA.", concluiu.

 

 

Créditos: 1º/15º GAV

Data da Publicação: 18/01/2024


 

 

Fim do conteúdo da página