Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudo de Endocrinologistas do HCA será apresentado em Congresso Internacional
Início do conteúdo da página

Realizado em Chicago, oficial apresentará os resultados aos especialistas de diversos países

No início deste ano, o Serviço de Endocrinologia do HCA recebeu o aceite para apresentação do trabalho “Teste de um minuto: Fatores de risco na população brasileira” no Congresso Mundial de Endocrinologia, a ser realizado de 17 a 20 de março, em Chicago (EUA). A apresentação será realizada pela Maj Med Renata Francioni Lopes Zappala, coordenadora do trabalho que foi realizado com a participação da equipe do serviço de Endocrinologia e seus residentes.
Há aproximadamente dois anos, o Hospital Central da Aeronáutica desenvolve, em parceria com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), a aplicação do chamado “teste de um minuto para a avaliação de risco da osteoporose”. A IOF é a maior fundação sem fins lucrativos do mundo, dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da osteoporose e das doenças musculoesqueléticas.
O Teste Minuto da IOF é composto de 19 perguntas simples, com respostas objetivas, que vão ajudar a verificar se o paciente se enquadra em fatores de risco para desenvolver a osteoporose, e é feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).  O objetivo é conscientizar a população acerca dos fatores de risco para desenvolver a doença e incentivá-la a procurar orientação médica.

Fim do conteúdo da página