Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IMAE realiza 2º Curso de Evacuação Aeromédica
Início do conteúdo da página

Objetivo é treinar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em evacuação aeromédica em ambiente operacional e tático.

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), localizado no Rio de Janeiro (RJ), ministrou o 2º Curso de Evacuação Aeromédica (CEVAM-2017/2), entre os dias 21 e 24 de novembro. Participaram, na condição de alunos, oficiais e graduados dos quadros de saúde do Comando da Aeronáutica (COMAER) pertencentes a diversas organizações militares, além de dois militares do Exército Brasileiro e dois do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a Tenente Enfermeira Michelle Taverna Bordin, do Esquadrão de Saúde de Curitiba, a capacitação promovida pelo Instituto por meio do CEVAM superou muito as expectativas pela excelência das instruções e atividades práticas, além da postura de todos os instrutores do curso. “O IMAE está de parabéns, pois é evidente o conhecimento e credibilidade dos conteúdos ministrados e o amor com que os instrutores se dedicam a ensinar”, afirmou.
O objetivo do curso é treinar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das fileiras em evacuação aeromédica em ambiente operacional e tático, através de instruções de doutrina de EVAM, estimativa de tempo total de missão, cálculo de oxigênio e plano de cuidados e embarque, além de diversas oficinas práticas e workshops sobre check-list de mochilas, equipamentos e intercorrências em voo.
"O avanço representado pelo CEVAM para a boa execução de evacuações aeromédicas pelas asas da Força Aérea é um marco muitíssimo importante, pois garante profissionalismo e excelência dos trabalhos executados por seus tripulantes dos quadros de saúde, sobretudo num contexto de reestruturação da instituição e perspectiva futura de ampliação da operacionalidade", concluiu o coordenador geral do curso, Tenente Médico Gustavo Messias Costa.

Fonte: IMAE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Fim do conteúdo da página