Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Graduado da OASD recebe a Medalha Bartolomeu de Gusmão
Início do conteúdo da página

   O Dia do Especialista de Aeronáutica foi celebrado no dia 25 de março de 2024 com uma Cerimônia Militar presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, no Parque de Material Aeronáutico do Galeão. A cerimónia distinguiu-se pela imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, e contou com a presença de Oficiais Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares. 

 

   O Suboficial Vagner Luiz Alves da Silva, Graduado do efetivo da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont, foi agraciado com a medalha e afirmou: “- Foi um momento ímpar receber a Medalha Bartolomeu de Gusmão na presença da minha família, no último ano de minha carreira na ativa”. A Diretora da OASD, Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão de Souza, esteve presente no evento e parabenizou o SO STO Vagner pela brilhante trajetória profissional, e pela merecida distinção recebida.

 

   O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi um insigne brasileiro que se tornou célebre por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação, um dos precursores da Aviação, motivo por que é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha "Bartolomeu de Gusmão" foi criada pelo Decreto nº 68.886, de 06 de julho de 1971, e regulada pelo Decreto nº 4.208, de 23 de abril de 2002.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da OASD

 

Fim do conteúdo da página