Cirurgia
É a especialidade Odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio, de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.
Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.
Dentística
Atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a saúde bucal, sendo também a restauração de dentes uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.
Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e do organismo, técnicas restauradoras, etc. Torna possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.
Disfunção ATM
É uma disfunção que ocorre na articulação da mandíbula. Seus sintomas são dores musculares, articulares, zunidos no ouvido, otite, limitação na abertura da boca, bruxismo, enxaquecas, inchaços na face ao lado da boca, dor de ouvido, surdez momentânea e ruídos articulares.
A articulação da mandíbula permanece à frente do ouvido e executa os movimentos feitos pela mandíbula. Qualquer alteração na articulação provoca estalo, dores de cabeça, pescoço, olhos, face e dentes. O principal causador da disfunção é o mau relacionamento dos dentes com a mandíbula, mas o stress e doenças sistêmicas ou hormonais também contribuem para a doença.
Quando uma pessoa possui essa disfunção, ela pode sentir a dor de cabeça de origem muscular e no ouvido por estar bastante próximo à articulação
Endodontia
É a Clínica responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário,trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Estomatologia
Estomatologia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e estruturas anexas, manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como prevenção de doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico. Diferentemente do que se pensa, o Estomatologista, apesar de sua formação em Odontologia, não trata de dentes apenas.
São diversas estruturas que compõem a boca e as doenças que podem acometê-las são inúmeras. Este profissional está capacitado para detectar o câncer de boca em estágio inicial, bem como acompanhar pacientes em tratamentos oncológicos minimizando os efeitos adversos do tratamento radioterápico e quimioterápico. Além disso, o Estomatologista também diagnostica e trata doenças bucais de origens viral, bacteriana, fúngica, imunológica e, muitas vezes é capaz também de fazer o diagnóstico de doenças sistêmicas, doenças sexualmente transmissíveis e doenças dermatológicas que possuem manifestação bucal.
Implantodontia
É o ramo da odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos. Isso acontece implantando uma peça de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava o elemento dental ausente. O materia utilizado deve ter propensão singular a osseointegração, ou seja, incorporar-se ao osso.
Odontogeriatria
É a Clínica que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica. A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.
Odontologia Legal
Odontologia Legal é a especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.
O campo de atuação da odontologia legal engloba diferentes tipos de atividades periciais. No que se refere à identificação, os dentes e os arcos dentários podem fornecer, em certas circunstâncias, subsídios de real valor para a resolução de problemas médico-legais e criminológicos constituindo-se, por vezes, os únicos elementos com que o perito pode contar.
A Odontologia Legal exerce atualmente, importância fundamental na identificação de vítimas em desastres aéreos, por exemplo, devido às vantagens que o estudo dos elementos dentários apresenta em relação às demais técnicas de determinação da identidade.
Odontopediatria
Os pais recebem diversas orientações que irão garantir a saúde oral do seu bebê. É importante, o conhecimento dos cuidados nutricionais, da possível transmissibilidade da cárie e de como evitar este contágio, da pasta de dente ideal para as crianças que ainda não sabem cuspir, de como fazer uma boa higiene oral durante o dia e após a mamada noturna, do posicionamento correto das crianças ao serem amamentadas, da data ideal da remoção dos hábitos de sucção para evitar mordida aberta, deglutição atípica e problemas na fala, etc.
O exame oral nesta tenra idade também faz-se necessário na medida que o diagnóstico precoce irá ajudar na realização de tratamentos com bons resultados,como o uso do fluoreto de sódio 0,02% e 0,2% , do verniz com flúor, da clorexidina, do ionômero de vidro,do cariostático,etc.
A importância deste primeiro contato não se resume apenas aos cuidados preventivos e à realização de tratamentos de boa qualidade, mas também confere a oportunidade de construir com o bebê, através de consultas sucessivas, um relacionamento positivo com a Odontologia para que ele, no futuro, seja um adulto sem cáries dentárias, problemas gengivais ou psicológicos.
A odontopediatria também ensina a criança a ter prazer e diversão na hora da escovação. Auxilia os pais a comprarem mais de uma escova de cor e forma diferentes, a colocar a criança de frente a um espelho, assim ela vê o que acontece e permite com mais facilidade a escovação, a ter o hábito do fio-dental que retira a sujeira onde a escova não alcança e a usar cremes dentais sem flúor, que podem ser ingeridos pela criança sem causar danos.
Ortodontia
A Ortodontia é a área da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas relacionados com o crescimento e ao desenvolvimento da face e dos arcos dentários, ou seja, das disfunções dentofaciais.
O tratamento de Ortodontia consiste em levar os dentes permanentes para a correta posição com o auxílio de aparelhos fixos e/ou removíveis.
Periodontia
A Clínica de Periodontia realiza a prevenção e o tratamento das doenças periodontais que consistem em orientação de higiene oral, controle de placa dental, profilaxia dentária, raspagem e alisamento radicular e cirurgias ou plastias periodontais.
Prótese
É responsável por promover a reabilitação oral, ou seja, a estética, a fonética e a mastigação. Próteses fixas: são as coroas em metal, porcelana e material polimérico e as pontes fixas. Próteses removíveis: são as próteses totais, vulgarmente conhecidas como dentaduras, e também as próteses parciais removíveis. Prótese sobre implantes: são as “overdentures”, as próteses fixas livres de metal, também conhecidas como “metalfree”, e as próteses protocolo.
Radiologia
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira: 07:30h às 12h e 13h às 17:30h.
MARCAÇÃO
Para o atendimento na Unidade Radiológica, o paciente deverá:
- Dirigir-se à SATE munido da requisição do exame; ou
- Realizar contato telefônico com a Seção de Radiologia no número (81)3322-6517 ou SATE no número (81) 3322-6400 / 6446.
RESULTADO DOS EXAMES
Os pacientes em tratamento na OARF terão seus exames anexados aos prontuários em quatro dias úteis. Já os pacientes que estejam sendo tratados em outras OMs ou em consultórios particulares, o exame será arquivado na SRAD. Em casos de urgência, o exame será entregue imediatamente sem o laudo radiográfico.
EXAMES REALIZADOS
RADIOGRAFIAS EXTRABUCAIS:
- Panorâmica;
- Panorâmica modificada para as ATMs;
- Telerradiografia de perfil;
- Telerradiografia frontal.
RADIOGRAFIAS INTRABUCAIS:
- Periapical;
- Oclusal;
- Interproximal;
- Técnicas especiais (ex. Clark, Miller-Winter, Parma);
- Ficha periapical completa.
Semiologia
A Semiologia é uma especialidade da Odontologia que trata das doenças da boca - faz diagnósticos de doenças da cavidade oral através de biópsias e exames complementares.
Tem como principal objetivo, orientar o paciente sobre a ocorrência de doenças nessa região, como câncer de boca, herpes e candidiase, por exemplo, e desta forma indicar o melhor tratamento para o paciente.
Sempre devemos ficar atentos a feridas que venham aparecer em nossa boca, buscando sempre a ajuda de profissionais especializados na semiologia.
Redes Sociais