Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Notícias > DECEA realiza ativação da FMC no ACC-ASU
Início do conteúdo da página

          No período de 31 de julho a 11 de agosto de 2023, nas dependências do Centro de Controle de Área Unificado de Assunção (ACCU-ASU), no Paraguai, foi realizada a missão de implementação da ferramenta SIGMA e ativação da Célula de Gerenciamento de Fluxo (FMC) de Assunção pela equipe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), constituída pelo Ten Cel Av Fábio da Silva Santos, 1° Ten Esp CTA André Luis Santos da Rocha, SO BCT José Mauricio da Conceição Rocha e 3S AIS Alberto Mello Guedes.

          A missão foi solicitada pela Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) com base no Acordo de Cooperação Técnica celebrado junto ao DECEA e coordenada pela Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai. O acordo incentiva o desenvolvimento de ações conjuntas que proporcionem o intercâmbio de informações, promoção de novas tecnologias, tarefas de assistência técnica, consultoria e assessoria especializada, ensino e pesquisa, treinamento de pessoal, desenvolvimento e avaliação de processos, bem como as demais atividades compatíveis com os fins das entidades envolvidas.

          Com a missão de ativar a Célula de Gerenciamento de Fluxo de Assunção, os especialistas do CGNA ministraram instruções teóricas e práticas aos profissionais do Paraguai a fim de capacitá-los para o uso da ferramenta SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), devidamente configurada e em uso após a ativação da Célula.

        As instruções teóricas para a equipe da DINAC foram baseadas no Manual de gestión colaborativa de la afluencia del tránsito aéreo (Doc 9971) e estruturadas conforme as fases do ATFM. Assim, seguiu-se o cronograma de instruções sobre Tomada de Decisões Colaborativas (CDM), Serviço ATFM, Análise Pré-tática, Confecção do Plano Diário ATFM (PDA), Análise Tática, Confecção de Informes Diários, Análise Pós-Operações.

          As aulas práticas proporcionaram aos alunos a oportunidade de manusear a ferramenta SIGMA e, a partir dessa experiência, compreender a aplicabilidade do sistema no Serviço ATFM. A equipe da DINAC participou ativamente das atividades propostas, realizou análises e desenvolveu produtos como o PDA com base no modelo proposto no Guia de Implantação do Serviço ATFM na Região SAM.

          A equipe da DINAC, no dia 08 de agosto de 2023, apresentou no BRISA (Briefing Sul-americano de ATFM) Pré-tático, pela primeira vez, com informação de demanda prevista por meio do painel do Plano de Operações da Região SAM (OPSAM). Segundo a Sra. Celia Fernández, “o treinamento foi uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos, tanto sobre ATFM quanto sobre a ferramenta SIGMA”.

          No dia 11 de agosto, com a presença do Presidente da DINAC, Eng Felix Maso Kanazawa e o Chefe da MTAB, Cel Av Ricardo da Silva Miranda, ocorreu a ativação oficial da FMC. Para o chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos, "A ativação da célula FMC, a implementação da ferramenta e o treinamento dos especialistas da DINAC é de grande importância para o desenvolvimento do ATFM SAM. A integração entre as Unidades de gerenciamento e a colaboração entre elas, permite uma maior eficiência das operações aéreas e a preservação dos níveis de segurança operacional. Sendo essa integração intensificada justamente em um momento onde o número de operações aéreas na região está em pleno crescimento".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página