Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai realizou, no dia 12 de outubro de 2022, uma visita às instalações do aeroporto internacional Guaraní (Minga Guazú) - em Ciudad del Este, no Paraguai.
A finalidade da visita foi conhecer o local onde são realizados os serviços de Controle de Tráfego Aéreo de Ciudad del Este - Paraguai, na Zona de Controle (CTR-Guarani) do aeroporto Minga Guazú (SGES) que está subordinado ao Controle de Aproximação de Foz do Iguaçu. No aeroporto funciona dois órgãos controle, o Controle de Aproximação (APP-Guaraní) e a Torre de Controle Guarani (TWR-Guaraní). Além dos serviços de navegação aérea na área de meteorologia e informações aeronáuticas, existe uma célula de observação do Centro Integrado de Vigilância Aérea (CIVA) da Força Aérea Paraguaia.
Na ocasião, a Sra. Betty Chaves, Gerente de Serviços Aeronáuticos do aeroporto, recebeu a comitiva da Aeronáutica brasileira e acompanhou nos diversos setores, apresentando o funcionamento e estrutura dos serviços de telecomunicações e de vigilância ATS do aeroporto.
O Sistema de Vigilância ATS (X-4000), do aeroporto de Guaraní, foi doado pelo Comando da Aeronáutica, num processo de parceria iniciado em 2018 e finalizado em 2019. Atualmente, o DTCEA-FI presta os serviços de apoio e manutenção dos equipamentos desse sistema numa parceria entre DECEA e DINAC.
O Chefe da MTAB, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, agradeceu a oportunidade de conhecer as instalações do aeroporto internacional de Guaraní e ressaltou a importância do intercâmbio de informações entre DECEA e DINAC, e a participação dos países irmãos nas atividades de manutenção da Segurança do Controle de Tráfego Aéreo entre os países vizinhos.
Esse tipo de interação faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002, e materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul.
Redes Sociais