O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, do dia 18/09 a 01/10 de 2022 no Paraguai, a missão de inspecionar os auxílios à navegação aérea dos principais Aeroportos do Paraguai bem como a homologação de novos procedimentos de navegação aérea por instrumentos. Os voos foram realizados nos aeroportos internacionais Silvio Pettirossi - localizado em Assunção, Minga Guazú/Guarani em Ciudad Del Este, o Ayub González em Encarnacion, Luiz Argaña em Mariscal Estigarribia, Dr. Augusto Roberto Fuster em Pedro Juan Caballero, Mariscal Francisco S. Lopes em Concepção e Aeroporto de Itaipu.
A aeronave-laboratório – Legacy 500 é uma aeronave moderna de alcance intercontinental dotada de aviônica de última geração e equipamentos de aferição com a mais alta tecnologia e precisão, o que leva a inspeção em voo ocorrer de maneira eficiente, alcançando vários locais rapidamente.
A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002.
No dia 18/09 foi realizado o deslocamento para Foz do Iguaçu, onde aconteceu todo o procedimento burocrático de saída do País e, em seguida, a aeronave decolou com destino à Assunção, onde a tripulação foi recebida pelo pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha e Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda.
A missão contou com a participação de duas tripulações, ao total foram 4 pilotos inspetores e 10 técnicos especialistas (mecânicos e operadores do sistema de inspeção em voo – OSIV) que operaram por duas semanas.
No dia 19/09 foi realizado um briefing de apresentação à DINAC e uma reunião de coordenação com os técnicos da DINAC e os Controladores de Tráfego Aéreo do Paraguai. No próprio dia iniciaram-se os voos de Inspeção, que se seguiram até o dia 30 de abril. Ao final da missão, foram realizadas 39 horas de voo, sendo validado 20 auxílios à navegação aérea e homologados 2 novos procedimentos.
Um aspecto importante a ressaltar, que otimizou o voo da aeronave laboratório em território paraguaio, foi a participação dos integrantes da MTAB no APP-ASU e TWR-ASU facilitando as coordenações entre os órgãos de controle e solicitando a emissão antecipada de NOTAM (Notice to Airmen), alertando da presença do voo de cheque da aeronave do GEIV em aeródromos controlados no Paraguai.
A participação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na referida missão materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial.
Redes Sociais