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Página inicial > Slideshow > JOGOS E SAÚDE MENTAL: QUANDO A DIVERSÃO SE TORNA DEPENDÊNCIA
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Os jogos fazem parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja no computador, console ou celular, eles oferecem entretenimento, interação social e até benefícios cognitivos. No entanto, para algumas pessoas, o que começa como uma atividade recreativa pode se transformar em uma compulsão prejudicial à saúde mental e à qualidade de vida.

Por essa razão, é importante saber a DIFERENÇA entre JOGAR POR HOBBY e JOGAR POR VÍCIO. O jogo por hobby é uma atividade realizada de forma consciente e controlada, que traz prazer e entretenimento sem interferir em outras áreas da vida e o jogo por vício é caracterizado pela necessidade extrema e descontrolada de repetir uma ação, consciente ou não dos prejuízos à saúde e bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, em 2018, o Transtorno do Jogo Eletrônico como um PROBLEMA DE SAÚDE MENTAL. Esse transtorno se caracteriza pela PERDA DE CONTROLE SOBRE O TEMPO GASTO JOGANDO, PRIORIZAÇÃO DOS JOGOS EM DETRIMENTO DE OUTRAS ATIVIDADES ESSENCIAIS e a CONTINUIDADE DO HÁBITO MESMO DIANTE DE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS.

Os IMPACTOS DA DEPENDÊNCIA EM JOGOS PODEM SER SIGNIFICATIVOS. No aspecto psicológico, há casos de ansiedade, depressão e isolamento social. No físico, o sedentarismo pode levar ao ganho de peso, problemas posturais e fadiga. Além disso, compromissos acadêmicos, profissionais e familiares podem ser negligenciados, AFETANDO DIVERSAS ÁREAS DA VIDA DO JOGADOR.

Identificar os SINAIS DE ALERTA é essencial para evitar que o hábito de jogar se torne prejudicial à vida.

A compulsão por jogos tem se tornado uma preocupação crescente no ambiente militar, onde um número cada vez maior de militares se vê envolvido com apostas. Esse fenômeno merece atenção especial, pois, em um contexto que exige disciplina, prontidão e elevado nível de responsabilidade, o jogo pode se tornar uma válvula de escape para o estresse e a pressão inerentes à carreira. No entanto, essa busca por alívio pode rapidamente se transformar em um ciclo perigoso de dependência, levando ao endividamento e ao comprometimento da estabilidade financeira e  emocional do militar. O impacto dessa compulsão pode ser devastador, gerando não apenas prejuízos econômicos, mas também sofrimento psicológico intenso. Em casos extremos, a sensação de desespero e a falta de perspectivas para sair dessa situação podem levar o militar a pensamentos suicidas.

Diante desse cenário, é fundamental que o tema seja debatido abertamente, com a implementação de medidas preventivas e apoio adequado para aqueles que enfrentam esse problema. O Programa de Valorização da Vida (PVV), com o objetivo de conscientizar e prevenir acerca dessa temática, criou a cartilha “Saúde mental e jogos online: entenda os riscos e como se proteger”, uma ferramenta que poderá ajudar os militares a reconhecer se está fazendo o uso problemático ou não dos jogos online.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse os links abaixo:

Desenvolvimento de competências socioemocionais através do jogo. Disponível em:
https://www.sleditora.com/_files/ugd/235dad_851d225c68f249f18275c72d2a2a1f94.pdf#page=82

O impacto dos jogos online na saúde mental: uma revisão de literatura. Disponível em:
https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/4635

Jogos online como dispositivo de socialização para adultos com mais de 25 anos.

Disponível em:
https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/4156

Para mais informações sobre o Programa de Valorização da Vida e conteúdos sobre a saúde mental acesse:
http://www.sispa.intraer/

E em caso de tentativa de suicídio e/ou morte por suicídio, lembre-se de preencher o Formulário de Notificação de Tentativa e Morte por Suicídio (FNTMS), clicando no link abaixo:
http://www.sispa.intraer/index.php/suporte-8

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