Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Slideshow > ILA INTEGRA PROJETO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA FAB PARA AVANÇOS NO SILOMS
Início do conteúdo da página

Instituto de Logística da Aeronáutica contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras no SILOMS

Fonte: Instituto de Logística da Aeronáutica, por Cap Moura

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu um passo significativo rumo à inovação tecnológica ao aprovar o projeto de implementação do primeiro Laboratório de Inteligência Artificial (IA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Aprovado em novembro de 2024, o projeto proposto pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) será financiado pelo Plano de Investimentos de Royalties do Comando da Aeronáutica (COMAER), com foco em Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models - LLM). O objetivo é transformar operações e aprimorar a eficiência em áreas essenciais, como a tomada de decisões, manutenção de aeronaves, simulação de cenários e otimização logística. Dentre as instituições que participarão ativamente desse projeto, o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) terá um papel essencial no aperfeiçoamento do Sistema Integrado de Logística de Material e Serviços (SILOMS).

O SILOMS é um sistema essencial para a gestão logística da FAB, garantindo maior controle, rastreabilidade e eficiência na administração de recursos. Com a incorporação de Inteligência Artificial, o sistema poderá oferecer análises preditivas mais precisas, otimização de processos e automação de atividades, aumentando a confiabilidade das operações logísticas e reduzindo custos.

A participação do ILA no projeto reforça seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico aplicados à logística aeronáutica. O Instituto será um dos elos responsáveis por coordenar estudos e implementar soluções baseadas em IA para otimizar a gestão de suprimentos, a manutenção preditiva e a distribuição eficiente de materiais e serviços.

Segundo o Chefe da Seção de Coordenação de Inovação Tecnológica do ILA, Cap Eng Ygor Henrique de Almeida, a integração ao projeto representa um marco para a instituição: "Estamos entusiasmados em contribuir com nossa expertise na área logística para a evolução do SILOMS. A Inteligência Artificial trará melhorias expressivas na eficiência e na segurança das operações, impactando positivamente toda a FAB."

Com essa iniciativa, o ILA reafirma seu papel como referência no ensino e pesquisa para a modernização dos processos logísticos da Aeronáutica, alinhando-se às diretrizes estratégicas da FAB e contribuindo para uma gestão cada vez mais inovadora e eficaz.

Tags: SILOMS; Logística; ILA; IA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página