O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou a visita técnica no Instituto para conhecer os processos de criação, planejamento, coordenação e avaliação dos cursos do Sistema Contra Incêndio (SISCON), do COMAER
Fonte: Instituto de Logística da Aeronáutica, por Aspirante Midori
O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), localizado em Guarulhos – SP recebeu, no dia 04 de junho, a visita do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), instituição de ensino da Marinha do Brasil que ministra cursos de especialização, subespecialização e aperfeiçoamento de aviação, além de capacitar profissionais para desempenho das atividades relacionadas às operações aeronavais a bordo e em terra.
Durante o encontro, o Chefe da Subdivisão de Gestão de Cursos (EGC), 1º Ten QOEA SVA Alberto Cristiano Oliveira Cristino, apresentou aos militares os processos de criação, planejamento, coordenação e avaliação dos cursos do Sistema Contra Incêndio (SISCON) do COMAER. Ainda, foram abordados temas como a Legislação de Contra Incêndio, sob a responsabilidade da DIRINFRA (Órgão Central do SISCON); e os cursos oferecidos na Tabela de Cursos do COMGAP (TCA 37-11/2024). De acordo com o 1º Ten Alberto, “a interoperabilidade é extremamente importante na realização das ações conjuntas entre as Forças Armadas, especialmente na disseminação do conhecimento, onde o ensino e a pesquisa são ferramentas essenciais ao processo de inovação”.
Ao fim da visita, o Ten Lopes do CIAAN agradeceu o Instituto pela oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas na FAB relacionadas à capacitação na área de combate a incêndio. “Em nome do Comandante do CIAAN e da equipe de instrutores que me acompanhou, expresso os meus agradecimentos ao Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), por nos receber e por compartilhar conosco os conhecimentos voltados aos cursos do SISCON. Destarte, cada informação compartilhada é uma peça para compor essa grande engrenagem que dá força ao nosso trabalho como instrutores e coordenadores. No intuito de aprimorar o nosso processo de ensino, é de grande valor essa troca de conhecimentos entre as Forças”.
De acordo com o Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), TCel Eng Jardel Figueira da Silva, “O ILA é referência de ensino e pesquisa e poder proporcionar o conhecimento aos militares do CIAAN foi de extrema importância para que futuros projetos sejam celebrados e executados com excelência”.
Fotos: CB O. Rodrigues (ECAE/ILA)
Redes Sociais