Entre os dias 1 e 5 de abril de 2024, O ILA recebeu nas instalações da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) o Capitão de Fragata (CF) Kedyson Bruno de Souza Ferreira e o Capitão de Corveta (CC) Paulo Campos de Lima Silva, ambos integrantes do corpo de Intendentes, servindo na Diretoria de Abastecimento da Marinha (DAbM).
Os integrantes da Marinha do Brasil (MB) foram recebidos pelo Diretor do ILA, Coronel Aviador Reis, que demonstrou grande satisfação por parte do efetivo do ILA em apoiar a força coirmã no desenvolvimento e suporte de seus novos meios operacionais de combate.
Posteriormente, juntamente com os consultores da DPD, Ten Cel Eng Jardel, Maj Eng Cherobini e Cap Eng Ygor, foi prestada uma consultoria técnica com o objetivo de desenvolver um modelo para a estrutura de suporte logístico dos novos submarinos adquiridos pela MB da classe Riachuelo. Utilizando ferramentas computacionais, o modelo analisado proporcionou à equipe respostas detalhadas sobre diversos aspectos do suporte logístico do sistema adquirido. Isso incluiu a identificação de uma lista de sobressalentes essenciais para a operação inicial do submarino, bem como análises de sensibilidade relacionadas aos aspectos intrínsecos da operação submarina.
Para o Ten Cel Eng Jardel, essa oportunidade foi altamente proveitosa para ambas as partes. A MB, com o auxílio dos consultores logísticos, obteve informações cruciais para tomadas de decisões estratégicas relacionadas ao suporte e operação do novo meio adquirido. Conforme palavras do Ten Cel Jardel “essa foi a primeira vez que utilizamos a ICA 400-59/2021 para prestar um serviço técnico especializado de alto nível para uma instituição fora do âmbito COMAER, representando, portanto, um marco na utilização do potencial do ILA”.
Os submarinos da classe Riachuelo são de propulsão diesel-elétrica e foram desenvolvidos no âmbito do programa PROSUB. Essas embarcações são derivadas dos submarinos franceses da Classe Scorpène. A previsão é que sejam entregues quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica e também um com propulsão nuclear, fortalecendo significativamente a capacidade submarina do Brasil. O PROSUB visa prover ao Brasil a capacidade de produção de submarinos convencionais e nucleares.
Ao colaborar com a Marinha do Brasil na estrutura de suporte logístico dos novos submarinos da classe Riachuelo, o ILA reforça seu compromisso em contribuir por meio de soluções práticas a uma gama cada vez mais diversificada de clientes institucionais.
Com análises detalhadas e ferramentas especializadas, o ILA segue oferecendo informações de relevância estratégica aos seus clientes para tomadas de decisões que vem a impactar diretamente no sucesso e na eficiência de projetos, operações e investimentos.
Redes Sociais