Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, nas instalações do Instituto de Logística Aeronáutica (ILA), foi realizada a primeira edição do Curso de Noções de OPUS10 (CNOPUS).
Desenvolvido pela fabricante sueca “Systecon”, o OPUS10 é um software de otimização sistêmica de sobressalentes e análise de suporte logístico utilizado pela Força Aérea Brasileira. O software é uma ferramenta de grande importância na condução de atividades de consultoria e pesquisa em logística, possibilitando análises complexas e com diversidade de cenários, tudo isso partindo de ampla flexibilidade na modelagem de problemas.
A primeira turma do CNOPUS foi composta por 10 militares atuantes em diversas Organizações Militares do SISMAB.
Nas palavras do coordenador e instrutor da primeira turma do CNOPUS, Maj Eng Daniel Cherobini: “Ao possibilitar a formação básica no software com nossa estrutura interna, geramos economia não só com o custo da formação, mas também muito mais ao proporcionar aos militares capacitados um instrumento excepcional de possível melhoria de eficiência e redução de gastos relativos ao suporte logístico de nossas frotas. No atual cenário de crescente complexidade tecnológica e austeridade orçamentária, isso é fundamental”.
“O CNOPUS representou uma oportunidade valiosa para conhecer as ferramentas de análise logística que a FAB possui, e estou confiante de que isso terá um impacto positivo direto em nosso trabalho no PAMA, tornando nossas atividades mais eficazes e eficientes. Essa capacitação é essencial para garantir a prontidão e a excelência em nossas operações industriais, e o uso da ferramenta possibilitará assessorar nossos gestores com dados claros e objetivos, frente aos constantes desafios vivenciados no SISMAB”, afirma o Cap Eng Guilherme Martins de Andrade, aluno do curso e militar do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL).
A difusão no SISMAB do conhecimento ministrado pelo ILA neste curso, vem possibilitar a formação de gestores de material aeronáutico com as mais modernas ferramentas de análise logística, ampliando seu senso crítico e capacidade de assessoramento e incrementando as capacidades de análise para situações logísticas cada vez mais complexas enfrentadas no âmbito do Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB).
Redes Sociais