Foi realizada nesta sexta-feira (22/07), na Base Aérea de São Paulo (BASP), a cerimônia militar alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Nascido em 20 de julho de 1873, o grande inventor brasileiro realizou o primeiro voo homologado em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na França.
O evento na BASP contou com a presença do Deputado Federal General Roberto Sebastião Peternelli Júnior, do Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante Militar do Sudeste, do Ten Brig Ar Pedro Luís Farcic, Comandante-Geral de Apoio, que presidiu a cerimônia, entre outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade foram impostas 25 Medalhas Santos-Dumont. A comenda, que foi criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, tem o intuito de reconhecer os militares que se destacaram no exercício da profissão, e os cidadãos brasileiros que tenham prestado notáveis serviços à Força Aérea.
Foram paraninfos na cerimônia o Ten Brig Ar Pedro Luís Farcic, o Maj Brig Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo (Chefe do Estado-Maior do COMGAP), o Maj Brig Ar Rodrigo Fernandes Santos (Diretor da DIRMAB) e o Maj Brig Ar Alan Elvis de Lima (Comandante do IV COMAR).
Dentre os 25 agraciados, destaca-se o 1º Sgt SAD Sidinei de Arruda, militar pertencente ao efetivo do ILA. “Com o mesmo orgulho que fiz o solene juramento diante do pavilhão nacional há 29 anos, recebi tão significativa condecoração na data de Aniversário do maior inventor do Brasil, Alberto Santos-Dumont. Para mim, significa o reconhecimento da contribuição ao longo dos anos de serviço de forma relevante à Força Aérea Brasileira. Por fim, agradeço primeiramente a Deus pela condução da minha vida, e a minha família e irmãos de arma pelo carinho e companheirismo”, ressaltou o Graduado.
Redes Sociais