Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > COMPROMISSO DE LONGO PRAZO É FIRMADO PARA SERVIÇOS DE SUPORTE À OPUS SUITE
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Systecon Group firmaram recentemente um contrato de quatro anos, cobrindo serviços de suporte, treinamento e atualizações para os softwares que compõem a OPUS Suite: OPUS10, SIMLOX e CATLOC. O contrato faz parte de uma evolução natural de um compromisso de longo prazo da FAB com a qualidade de suas análises relativas ao gerenciamento de ciclo de vida de seus sistemas de armas, visto que tais estudos começaram a fazer uso destas ferramentas desde o início da década passada.

De acordo com Tomas Eriksson, CEO do Systecon Group: “É inspirador estar alinhado com o forte compromisso da FAB, tanto com o gerenciamento do ciclo de vida (Life Cycle Management - LCM) quanto com a eficácia de custos, e apreciamos muito a oportunidade de contribuir. Este contrato de longo prazo é consistente com uma tendência geral entre nossos clientes governamentais, com uma ênfase estratégica crescente em análises de LCM e também nos requisitos para suporte de decisão e otimização ao longo de todo o ciclo de vida do sistema, em vez de apenas nas fases iniciais, e isso significa que a escolha da plataforma de análise é um compromisso estratégico de longo prazo".

O contrato em tela irá proporcionar a realização de treinamentos selecionados, bem como serviços de suporte e atualizações do Opus Suite ao longo deste período. Os softwares da OPUS Suite estão em uso contínuo pela FAB desde 2010, viabilizando trabalhos de otimização, simulação e análise avançada para garantir tanto a prontidão quanto o atendimento à relação custo-benefício nos principais programas de aeronaves, como o KC-390 Millenium e o F-39 Gripen.

Cabe destacar que a adjudicação do contrato com a Systecon só foi possível graças a participação de outras Organizações Militares tais como COMGAP, COPAC, CELOG e CABE. Enquanto o COMGAP e a COPAC foram responsáveis pela definição da fonte de recursos orçamentários para a contratação, o CELOG e a CABE contribuíram orientando a equipe de contratação do ILA em todos passos do processo.

Os principais operadores destas ferramentas na FAB são os membros da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA. Além da OPUS Suite ser utilizada na missão de capacitação de pessoal em logística, em cursos como o de Especialização em Logística (CESLOG), ela também é fundamental no desempenho das atividades de consultoria realizadas pela DPD, em apoio ao Sistema de Material Aeronáutico da FAB. A título ilustrativo, em recente estudo envolvendo uma etapa de definição parcial de Lista de Aprovisionamento Inicial para uma frota da FAB, a análise conduzida com o apoio do software OPUS10 revelou um potencial de economia de recursos na ordem dos 2 milhões de reais.

Em complemento, tais ferramentas da OPUS Suite também são de grande importância na condução de atividades de pesquisa em logística, fomentando a geração de novos conhecimentos, visando sobretudo a otimização na utilização dos recursos, conforme tem ocorrido em diversos Trabalhos de Conclusão de Curso do próprio CESLOG e também em Trabalhos de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado), sob a orientação e supervisão da DPD do ILA.

Outros usuários da OPUS Suite no Brasil são a EMBRAER, o principal fornecedor aeroespacial e de defesa da América Latina, e o AeroLogLab do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), uma das principais escolas de engenharia do Brasil.

Uma reportagem sobre o acordo firmado também foi divulgada pela Systecon em seu sítio eletrônico, e pode ser acessada no link abaixo:

https://www.systecongroup.com/gl/knowledge-center/long-term-commitment-lcm-and-opus-suite-brazil

Fim do conteúdo da página