A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis. É uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem especial bem como aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.
A cerimônia militar alusiva ao Aniversário do Patrono da Aeronáutica Brasileira foi realizada no dia 20 de julho, na Base Aérea de São Paulo. A formatura da Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) contou com a participação de diversas autoridades militares e civis do Estado. Na ocasião, em respeito à memória do aniversariante, foi hasteada pelo Graduado-Master da GUARNAE-SP, Suboficial BCT Welber Willian Ribeiro de Brum, a insígnia de Marechal do Ar.
O Ato foi marcado pela imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a 26 agraciados, dentre eles, destaca-se um Oficial pertencente ao Instituto de Logística da Aeronáutica, o 1º Ten Esp Aer SVA Alberto Cristiano Oliveira Cristino, que recebeu a homenagem devido aos bons serviços prestados a Força Aérea Brasileira.
“É com imensa alegria que recebo a Medalha Santos Dumont, no dia 20 de julho de 2021. Após 29 de anos de efetivos serviços prestados à nossa gloriosa Força Aérea Brasileira, sinto-me honrado e eternamente grato pela minha indicação e aprovação por parte do Instituto de Logística da Aeronáutica. Confesso que não contive as lágrimas pela emoção de receber a importante comenda, ainda mais na presença de meus familiares. Tal honra só corrobora a minha escolha em seguir carreira nesta brilhante instituição, que se iniciou no ano de 1992, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, onde tive o privilégio de ingressar como recruta. Ali, pude perceber, com grande certeza, que a FAB seria o lugar na qual realizaria meus sonhos de criança e, naquele momento, de jovem em busca de uma carreira profissional que desse orgulho a mim e a minha família. Obrigado querida e amada Força Aérea, por mais esse momento inesquecível em minha carreira militar. Sou eternamente grato pelas alegrias e ensinamentos recebidos em todos esses anos. Hoje, posso dizer, sem medo de errar, que vestir essa honrosa farda foi uma das melhores escolhas da minha vida, fazendo parte dessa maravilhosa instituição na qual tenho muito orgulho em poder servir ao meu glorioso país”, ressaltou o 1º Ten Alberto.
Redes Sociais