Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Militares do ILA participam da Visita de Assistência Técnica sobre o Projeto Gripen na ALA 2
Início do conteúdo da página

Em cumprimento ao Programa de Trabalho Anual (PTA) da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) participou, com dois oficiais de seu efetivo, da primeira Visita de Assistência Técnica (VAT) à ALA 2, em Anápolis-GO, entre os dias 07 e 09 de junho de 2021. A VAT teve por objetivo verificar in loco os preparativos da ALA 2 para receber o novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen. Haja vista a diversidade de atividades, a comitiva da DIRMAB, chefiada pelo Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, também contou com representantes de outras OM envolvidas na implantação do projeto, tais como COMPREP, DCTA, DIRINFRA, COPAC, DTI, PAMASP, CEPE e PAMB.

Na ocasião, o ILA foi representado pelo Maj Eng Jardel e pelo 1º Ten Eng Cossich, integrantes de sua Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Os referidos militares fizeram parte da equipe responsável pelo início das atividades de identificação e de elaboração do compêndio de processos relacionados ao Suporte Logístico do Projeto F-39 na ALA 2. Durante a VAT, os militares da DPD puderam interagir com oficiais e graduados do Grupamento Logístico da Ala 2 (GLOG2), explicando a importância de se iniciar a implantação do projeto com os processos de suporte logístico bem definidos. Ao final da visita e em conjunto com militares que trabalham na Casa de Pista do GLOG2, foi gerado um fluxograma contendo as principais atividades do processo de disponibilização de aeronaves na linha de voo.

 Nas palavras do 1° Tenente Cossich: “A visita teve fundamental importância para agregar esforços e integrar os responsáveis pelo mapeamento de processos de suporte logístico com os operadores que vivenciarão na prática esses processos. Ademais, a visita representou uma oportunidade de conhecer a ALA 2, as novas instalações de apoio ao caça e de enxergar de forma holística os desafios advindos da implantação do Gripen.”

Fim do conteúdo da página