Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ILA REALIZA CONCURSO DE MODELOS DE AVIÕES COM MATERIAL RECICLÁVEL EM COMEMORAÇÃO AOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE SANTOS DUMONT
Início do conteúdo da página

 

O Instituto de Logística da Aeronáutica realizou um Concurso de Maquetes de Aeróstatos e Aeroplanos feitos exclusivamente com materiais recicláveis, em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. Concorreram 12 projetos, sendo 8 individuais e 4 coletivos feitos por equipe de até 05 militares.

 No dia 17 de julho de 2023 ocorreu a Cerimônia de Premiação. Estavam presentes e foram jurados no evento, o Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Major Brigadeiro Eng Eliezer, o Comandante da Base Aérea de São Paulo, Cel Av Tiago e o Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de São Paulo, Cel Inf Dailo.

Para a ocasião, o saguão do ILA foi adornado com 150 aviões de papel no teto em homenagem a cada um dos anos de nascimento do Pai da Aviação.

 “Eventos como este valorizam a história gloriosa de um verdadeiro herói brasileiro, além de fortalecer ‘o espírito do trabalho em equipe´ e permitir ao efetivo enxergar possibilidades de adaptações ao buscar novas soluções com as limitações de materiais impostas pelas regras.” afirmou o Diretor do ILA, Cel Av Reis.

 O S1 Paulo Vinícios Feitoza de Alencar, 1º colocado da categoria individual, ressaltou emocionado: “Nesse ano especial em que comemoramos 150 anos de nosso pai da aviação Santos Dumont, decidi cooperar para essa celebração no ILA, com a criação do carinhosamente apelidado “Gordo” Hércules C-130, pois além de ter sido a primeira aeronave da FAB que vi pessoalmente, nossos imponentes Hércules que estão perto dos 70 anos de existência, e que tanto contribuíram com sua força e capacidade logística, irão se aposentar entre esse ano e o ano de 2024, por esse motivo, quis fazer essa singela homenagem, a uma Aeronave que muito contribuiu para a missão da Força Aérea Brasileira!”

A 1º Sgt Cristiane, membro da equipe vencedora na modalidade coletiva destacou: “O projeto do Demoiselle foi nossa proposta desde o anúncio da competição. Sabíamos que era bem complexo e delicado, mas que tinha seu valor. Um dos destaques da maquete foi a preocupação de representar as asas com a similar leveza do projeto original, a Libélula, e ainda dar características envelhecidas análogas, onde solucionamos com a técnica de papietagem com filtro de papel que passaram por um processo de tingimento com café.

Sagraram-se Campeões na modalidade individual, com a maquete Hércules C-130, o S1 Paulo Vinícios Feitoza de Alencar, e na modalidade coletiva o 1º Ten SVM Alan Kardec Reis Leal, 1º Sgt BEV Cristiane Gomes Paulino, S2 Yago Seabra dos Santos e S2 Caio Souza Cruz.

Fim do conteúdo da página