Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > PESQUISA FEITA POR MILITAR DA FAB NO CURSO CESLOG DO ILA É PREMIADA NO 18º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONFIABILIDADE
Início do conteúdo da página

Entre os dias 21 e 23 de junho, em Salvador - BA, ocorreu o Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC 2023), o maior evento da área de confiabilidade na América do Sul. 

Durante o evento, que ocorre anualmente, diversos profissionais debatem como a Engenharia da Confiabilidade é fundamental para atingir os resultados na gestão de ativos, permitindo que as empresas alcancem novos patamares de eficiência operacional, além de aumento da disponibilidade, produtividade e rentabilidade das organizações. A programação do evento incluiu a apresentação de palestras e exposição de painéis técnicos. 

A Força Aérea Brasileira esteve presente com a participação do 1º Ten Eng Jefferson Rodrigues de Sousa, do efetivo do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), que apresentou um painel com o tema “Avaliação da Alteração do Programa de Manutenção das Aeronaves A-29 da FAB”.

A pesquisa foi desenvolvida pelo militar ao longo do ano de 2022, durante a realização do Curso de Especialização em Logística (CESLOG) no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), concretizada em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho da frota de aeronaves A-29 após o aumento na periodicidade das inspeções programadas dessas aeronaves, verificando a eficácia da alteração quanto à confiabilidade do sistema, incidência de falhas e disponibilidade.

Ao final do evento, houve votação entre os participantes para escolha do melhor painel dentre os 27 expostos no lounge. O trabalho do Ten Sousa foi escolhido como o melhor do SIC 2023, e, com isso, o militar garantiu a presença no Simpósio de 2024 como palestrante na plenária. 

Ao receber a premiação, o 1º Ten Sousa afirmou: “Estou profundamente orgulhoso em receber um prêmio como este, especialmente representando uma instituição como a Força Aérea Brasileira, em meio a tantos trabalhos incríveis de empresas tão grandiosas como as que estão aqui. Para mim, é motivo de muita honra mostrar que nós também compartilhamos de estudos de alto nível técnico nesse setor.”

Fim do conteúdo da página