Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ILA DIPLOMA TURMA DO 23º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LOGÍSTICA (CESLOG)
Início do conteúdo da página

A 23ª edição do Curso de Especialização em Logística (CESLOG) encerrou-se nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro de 2022. A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto de Logística da Aeronáutica, e contou com a presença do Sr. Subdiretor de Engenharia e Subdiretor de Patrimônio da DIRINFRA, Brigadeiro do Ar Steven Meier, do Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias, e do Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do ILA, Major Engenheiro Marcos Antônio do Valle Junior, os quais realizaram a entrega dos diplomas e distintivos de curso aos militares formandos.

Ao parabenizar os mais novos especialistas em logística, o Brig Ar Steven ressaltou a importância do CESLOG, que está em constante evolução para melhor atender as necessidades dos profissionais atuantes na logística aeroespacial do COMAER e proferiu em seu discurso: “Os Senhores estão sendo formados para aperfeiçoar os processos inerentes aos sistemas logísticos da Força Aérea Brasileira. O importante é estarmos sempre dispostos a aprender mais, transmitir esse conhecimento e aplicá-los em prol da FAB, pois a logística está por trás de todos os aspectos que contribuem para nossa missão".

O CESLOG tem como finalidade capacitar os recursos humanos que labutam nos sistemas logísticos da Força, proporcionando uma visão gerencial, com foco nas melhores técnicas do processo decisório, voltadas a aplicações na gestão da cadeia de suprimentos, na modelagem logística dos sistemas de armas e na gestão do ciclo de vida de sistemas aeroespaciais. Os interessados em realizar o curso podem obter maiores detalhes sobre as inscrições na TCA 37-11 – Cursos da Área do COMGAP.

Este é um curso de pós-graduação lato sensu com carga horária de 640 horas, com duração de aproximadamente 2 anos, realizado na modalidade semipresencial. A fase de ensino a distância (EAD) foi ministrada pelo Grupo Educacional UNIS, e a fase presencial ficou sob responsabilidade dos instrutores do ILA, e contou também com a participação de docentes do ITA, instituição com a qual o ILA mantém Acordo de Cooperação Técnica.

Nesta 25ª edição, o ILA formou 15 alunos, dos postos de Primeiro-Tenente a Major, englobando oficiais dos Quadros de Aviadores, Intendentes, Engenheiros, Especialistas em Aviões e Especialistas em Comunicações. Ao longo de sua existência, desde 1995, o CESLOG já capacitou 344 profissionais, sendo 317 do Comando da Aeronáutica, 21 do Exército Brasileiro e 2 da Marinha do Brasil.

“Ao longo destes quase dois anos de curso, mais precisamente, 604 dias desde a primeira aula da fase a distância até o dia da apresentação do TCC, percebemos quão importantes foram as pequenas atividades, somadas às muitas habilidades, que nos possibilitaram realizar a difícil tarefa de nos formar especialistas em logística. Que Deus nos abençoe e nos ajude a fazer a diferença em nossas famílias, nas nossas unidades, na Força Aérea e, em última instância, no nosso país", afirmou Primeiro-Tenente Engenheiro Rafael Leonardo de Sena e Vasconcelos, do efetivo do IFI, orador da turma do CESLOG 2021/2022.

Na ocasião, foram entregues placas de distinção aos alunos destaques no curso. O Primeiro-Tenente Engenheiro Felipe Batista Ribeiro Costa, da DIRMAB, foi premiado por ter sido escolhido pelos instrutores como autor do melhor Trabalho de Conclusão de Curso. Já o Primeiro-Tenente Jefferson Rodrigues de Sousa, do PAMA-LS, recebeu a distinção por ter alcançado a primeira colocação geral nesta edição do CESLOG, e o grau mais alto na etapa presencial do curso, com as médias de 98,4 e 98,1 pontos, respectivamente.

"O Curso de Especialização em Logística da FAB será, sem dúvidas, um divisor de águas na minha carreira como oficial. Os conhecimentos adquiridos aqui, bem como as ferramentas apresentadas, certamente farão toda a diferença nos trabalhos que executarei daqui em diante. Espero contribuir ainda mais para logística da FAB, e ter me destacado como primeiro colocado do curso é motivo de muita alegria e honra, tendo em vista o elevadíssimo nível dos meus companheiros de turma, dos quais levo valiosas amizades", salientou o Ten Sousa, primeiro colocado do CESLOG.

O CESLOG 2021/2022, na fase de elaboração dos TCC, contou com uma significativa contribuição, não só dos oficiais da DPD do ILA, como também de pesquisadores e coorientadores de outras organizações do Comando da Aeronáutica. O Cel Av Gabriel, Diretor do ILA, ressaltou que esta atividade de coorientação, viabilizada pelo Comando-Geral de Apoio junto aos demais Órgãos de Direção Setorial, foi um importante diferencial nesta edição do Curso.

Após a formatura, o oficial adquire o direito de utilizar no uniforme o brevê designativo da especialização concluída. Esta turma de formandos foi a primeira a receber os Distintivos de Curso do CESLOG em sua mais nova versão, a qual foi recentemente aprovada com a publicação da Portaria EMAER nº 30/1SC, de 17 de outubro de 2022.

Fotos: ECAE -ILA

 

Fim do conteúdo da página