Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > ILA INICIA A FASE PRESENCIAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LOGÍSTICA (CESLOG) – TURMA 2021/2022
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 07 de março de 2022 teve início, no Instituto de Logística da Aeronáutica, a fase presencial da 23ª edição do Curso de Especialização em Logística (CESLOG). A turma do CESLOG 2021/2022 é composta por 15 Oficiais do COMAER, selecionados conforme os requisitos estabelecidos na TCA 37-11/2022 – “Cursos da Área do COMGAP”.

O Diretor do Instituto, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, proferiu as palavras de boas-vindas aos alunos e destacou que “A cerimônia marca não só a abertura do CESLOG, mas também o início do nosso ano letivo; portanto, dediquem-se ao curso e aproveitem bastante a experiência dos instrutores e a estrutura que o ILA dispõe.”

Nesse ano, a aula inaugural foi ministrada pelo Sr. Brig Eng Fernando Marcus da Rocha Cerqueira, Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico. Em sua apresentação, o oficial general pontuou que o CESLOG tem grande importância ao possibilitar que oficiais, no início da carreira, tenham contato com vasto arcabouço teórico que pode ser aplicado na prática, como por exemplo, nas atividades desempenhadas pelos Parques de Material e pelos Grupos Logísticos. “Aproveitem essa grande oportunidade de entrar em contato com técnicas e ferramentas novas, buscando fazer a fusão da teoria e da prática em algo que tenha um retorno tangível para a Força”, disse o Brigadeiro Cerqueira.

O CESLOG, classificado como uma Pós-Graduação Lato Sensu, é um curso dividido em três fases. A primeira, realizada na modalidade de Educação a Distância, foi conduzida pela Universidade do Sul de Minas (UNIS), Instituição de Ensino Superior contratada pelo COMAER, e abordou conhecimentos e conceitos gerais de logística, aplicáveis numa ampla gama de organizações. Tais conhecimentos e conceitos servem de base para a segunda fase do curso, realizada na modalidade presencial, sob responsabilidade do ILA, na qual os conteúdos são aprofundados e direcionados para o segmento da logística aeroespacial. A última fase é voltada para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação conjunta do Instituto e da Universidade contratada.

O objetivo da especialização é capacitar o pessoal atuante nos sistemas logísticos do COMAER com visão gerencial e com as melhores técnicas de aprimoramento do processo decisório, preparando-os para realizar análises críticas dos sistemas logísticos, especialmente quanto às aplicações de emprego na gestão da cadeia de suprimentos, na manutenção aeronáutica e na gestão do ciclo de vida dos sistemas aeroespaciais. Maiores informações a respeito do Curso, como por exemplo, os requisitos para se candidatar à matrícula e o cronograma, encontram-se na TCA 37-11.

“A excelente aula ministrada pelo Sr. Brigadeiro Cerqueira nos apresentou inúmeros desafios a serem enfrentados nos próximos anos pelo Sistema de Material Aeronáutico e Bélico, no tocante à manutenção e ao pronto emprego dos itens aeronáuticos e bélicos. Espero, portanto, ter a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos neste curso para colaborar com maior efetividade para o desenvolvimento da logística da Força Aérea Brasileira", ressaltou o 1º Ten Eng Rafael Leonardo de Sena e Vasconcelos, do PAMA-GL.

Fim do conteúdo da página